10 Atrações na Disneyland criadas por Walt Disney

10 Atrações na Disneyland criadas por Walt Disney

A Disneyland foi o grande parque percursor de tudo que conhecemos de parques temáticos da Disney hoje em dia. Muitas atrações existem mais de um parque, e geralmente muitas delas são inspiradas nas atrações originais do parque de Anaheim. Por isso resolvemos fazer uma lista com as 10 atrações da Disneyland que foram criadas pelo próprio Walt Disney.

Pirates of the Caribbean

A primeira das 10 atrações criadas por Walt Disney é a Piratas do Caribe é o que na verdade inspirou a saga de filmes do Capitão Jack Sparrow (que originalmente não existia na atração). Durante o especial de10º aniversário da Disneyland, em 1965, foi anunciado o projeto da atração que ficou muitos anos sendo desenvolvida.

Originalmente a atração foi projetada para que os visitantes andassem em seu cenário, mas depois do sucesso da atração It’s a Small World os designers preferiram mudar para uma atração aquática, que acabou ficando muito melhor para que os vistantes entrassem ainda mais na história. Essa foi a última atração que o Walt trabalhou incansavelmente antes de falecer em 1966.

Durante a sua aventura no barco, você verá tesouros piratas, navios fantasmas e uma cidade caribenha que está sendo saqueada por piratas.

A atração foi inaugurada na Disneyland em 8 de março 1967 e no Magic Kingdom em 15 de dezembro 1973.

10 Atrações na Disneyland criadas por Walt Disney Piratas do Caribe
A entrada da atração | (c) The Enchanted Manor

Jungle Cruise

O Jungle Cruise é um barco que te leva para uma excursão em terras desconhecidas. A ideia de Walt foi de deixar os visitantes mais próximos da vida selvagem. Na época o projeto foi fortemente anunciado pelo mídia que o Walt decidiu mostrar o percurso do rio (que estava vazio) em seu carro para que todos tivessem uma noção da dimensão da atração.

No dia em que todos estavam prontos para “encher o rio” os planos não saíram exatamente como esperado, o solo sugou toda a água como uma espoja, o que fez com que a equipe cobrir o solo com concreto.

A ideia original era de que os visitantes pudessem ver animais de verdade ao longo da rota, mas como os animais selvagens estariam expostos a um ambiente diferente de seu natural, eles tiveram que mudar para o plano B: criar animais no próprio estúdio para que os animatronics pudessem parecer o máximo possível com animais de verdade.

O Disneyland’d Jungle Cruise foi inaugurado em 17 de julho de 1955, a versão do Walt Disney World foi aberta em 1 de outubro de 1971, com a abertura do Magic Kingdom. A atração está passando por uma reformulação e agora possui personagens, para que os visitantes possam criar uma proximidade maior com as personagens.

10 Atrações na Disneyland criadas por Walt Disney Jungle Cruise
(c) Disney

The Monorail

Apesar de não ser uma atração, o Monorail é um sistema de transporte muito importante e eficiente para os visitantes chegarem a diferentes locais do complexos (como parques temáticos e resorts). Após as duas férias da Europa, Walt estudou o sistema de monotrilho alemão Alweg e o usou como inspiração para o seu próprio sistema na Disneyland.

Depois de muitos ajustes o monorail teve sua grande estréia em 4 de junho de 1959, como o primeiro sistema de monotrilho operando nos Estados Unidos. O monorail original percorria a área da Tomorrowland, na Disneyland. Em 1961 os trilhos foram estendidos até o Disneyland Hotel, que precisou cruzar uma rua pública, e que foi outro grande marco do projeto.

Hoje o sistema de Monorail da Disneyland possui duas paradas: o centro de compras Downtown Disney e Tomorrowland (onde você precisa de um ingresso válido para embarcar). No Walt Disney World o sistema de monotrilho foi inaugurado em 1 de outubro de 1971, onde percorre o Seven Seas Lagoon, com paradas nos resorts Contemporary e Polynesian, além do portão principal e estacionamento Ticket Transportation Center (TTC).

Em 1988 outro parada foi adicionada, operando no Grand Floriam Resort & Spa. Em 1 de junho de 1982 um sistema de monotrilho foi instalada para os visitantes que saem do TTC para o parque Epcot, que abriu 4 meses depois do monotrilho.

10 Atrações na Disneyland criadas por Walt Disney Monorail
O trem e o monotrilho juntos na Disneyland | (c) Disney

Hall of Presidents

O Hall of Presidents não é tão popular entre os brasileiros, mas é uma atração localizada na área Liberty Square no Magic Kingdom e foi concebida no final na década de 50, quando Walt incentivou a sua equipe a usar animatronics como uma forma de tecnologia.

Depois do sucesso da atração Great Moments with Lincoln na Feira Mundial de 1964-65, inspirado no presidente Abraham Lincoln, Walt decidiu criar um show com todos os presidentes americanos com animatronics mais próximos a realidade. A estréia da atração aconteceu em 1 de outubro de 1971.

(c) Inside the Magic

Peter Pan’s Flight

A quinta das 10 atrações criadas por Walt Disney é a famosa Peter Pan’s Flight, onde a ideia é que os visitantes possam sentir a sensação de que é possível voar, assim como o próprio personagem. A atração foi produzida de forma mais realista possível, onde o barco passa por um trilho suspenso por cada uma das cenas mais icônicas do filme Peter Pan de 1953, incluindo o quarto das crianças e sobrevoando pelo cidade de Londres.

A atração original na Disneyland deixou muitas pessoas confusas, já que o Peter Pan não aparecia em nenhuma das cenas da atração. A versão do Walt Disney World, que foi inaugurada com a abertura do parque em 1971 teve alteração mais elaboradas, com cenários mais reais, animatronics com a presença do Peter Pan.

Na expansão da Disneyland, em 1980, a atração sofreu alterações conforme a versão do Magic Kingdom, que inclui cenas com Peter Pan, o Capitão Gancho e seu barco. A última atualização feita no Walt Disney World inclui uma final imersiva e super interativa, onde os personagens podem ver algumas das graças da Sininho.

Peter Pan's Flight
Na atração você sobrevoa a cidade de Londes | (c) Disney

Tom Sawyer Island

Assim como o Hall of the Presidents, a Ilha de Tom Sawayer não é tão popular entre os visitantes brasileiros. Ela é baseada nas histórias contada nos livros do clássico escritor americano Mark Tawin. Tanto a versão da Disneyland como do Walt Disney World foram inauguradas um ano depois da abertura dos parques, onde muitos visitantes puderem ver a construção da Ilha na área da Frontierland.

Como o lugar é literalmente uma ilha, você precisa atravessar uma balsa para entrar na área e um fato engraçado é que na inauguração da Tom Sawyer Island na Disneyland, os visitantes podiam pescar e levar os peixes para casa.

A Ilha possui diversas atrações onde os visitantes podem explorar fortes, cavernas e andar em pontes feitas de corda, os pequenos adoram explorar essa ilha. Depois de muitos anos, a ilha de Tom Sawyer na Disneyland foi substituída pela Pirate’s Lair, onde serve de palco para o show noturno Fantasmic! No Walt Disney World a ilha ainda está tematizada com as histórias do escritor.

Tom Sawyer
Esse é o barco para chegar na ilha | (c) WDW Info

Haunted Mansion

A famosa Haunted Mansion, ou Mansão Mal Assombrada, na New Orleans Square abriu somente em 9 de agosto de 1969, 3 anos após o falecimento de Walt Disney, mesmo ele tendo trabalhando no projeto desde 1962. A construção que abriga a casa terminou de ser construída em 1963, e ficou anos parada, deixando muitos visitantes intrigados.

O grande dilema da casa é que os designers não sabiam exatamente o que colocar dentro da mansão, eles ficaram entre uma atração assustadora que realmente assustaria os visitantes mais novos, ou então uma atração com fantasmas bonzinhos, que no final acabou sendo a versão mais leve da mansão.

Em certo momento eles pensaram em fazer uma atração no estilo museu, onde os visitantes entrariam a pé e andariam pela mansão, mas a opção foi descartada ela possibilidade de filas intermináveis. O sistema Omnimover usado na atração foi a melhor solução, onde os carrinhos da atração não param, e ficam em um sistema contínuo de funcionamento.

Haunted Mansion
A entrada da atração na Disneyland | (c) Disney

Existem 5 versões da Haunted Mansion nos diferentes complexos da Disney pelo mundo, ela é a única atração que fica localizada em uma área diferente em cada parque. A versão da Haunted Mansion no Magic Kingdom foi inaugurada em sua abertura e fica localizada na Liberty Square. A versão da Disneyland de Tóquio fica na Fantasyland, a da Disneyland de Hong Kong é chamada de Mystic Manor e fica na Mystic Point, a da Disneyland de Paris é chamada de Phantom Manor e fica na Frontierland, já a da Disneyland fica na New Orleans Square.

Mad Tea Party

A Mad Tea Party é uma das atrações clássicas dos parques da Disney, ela teve sua inauguração na abertura da Disneyland e na abertura do Magic Kingdom, ambos localizadas na área da Fantasyland. A atração é inspirada no clássico literário “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carroll.

O brinquedo representa a cena da animação, onde o Chapeleiro Maluco e a Lebre celebram mais um desaniversário, a cena é representada pela xícaras girando com uma música bem animada. A diferença entra a atração da Disneyland é do Magic Kindgom é que a Disneyland não é coberta, então no caso se chuva (que não acontece muito) o brinquedo é fechado até o clima melhorar.

Mad Tea Party
A atração sem cobertura na Disneyland | (c) Disney

Dumbo the Flying Elephant

O clássico Dumbo Flying Elephant, que nós vemos em todas as propagandas dos parques da Disney, é uma atração inspirada na animação clássica da Disney de 1941.

A atração original teve sua estréia na Disneyland em outubro de 1955, três meses pós a abertura do parque na Califórnia. A atração também possui a sua versão no Magic Kingdom, que teve sua abertura com a inauguração do parque. O Dumbo possui 16 veículos com o formato do elefante e eles articulados para subir e descer.

Dumbo DIsneylando 1965
O Dumbo em 1955 na abertura da Disneyland | (c) D23

Tomorrowland Speedway

Quando Tomorrowland Speedway foi inaugurado na Disneyland ele se chamada Autopia, e a ideia de Walt Disney era de que as crianças tivessem a chance dirigir um carro adaptado para seu tamanho, em um carro real em uma estrada. Autopia abriu com a inauguração da Disneyland na área da Tomorrowland, onde você podia dirigir livremente pela pista.

A ideia de crianças dirigindo livremente da pista não deu muito certo, nas primeiras semanas muitos visitantes estavam batendo uns nos outros e se machucando. Os volantes também não eram acolchoados, e de acordo com o designer da atração muitas crianças foram parar na enfermaria no primeiro dia.

Para que a atração fosse segura para as crianças, muitas modificações precisaram ser feitas, e depois de muitos muitos meses Autopia tinha se tornado uma atração segura e muito popular. Durante os anos as atrações na Disneyland e Magic Kingdom passaram por muitas atualizações e reformas, e uma delas foi que o carro fica “preso” a uma pista e não tem contato com outros.

Tomorrowland Speedway
A visão como motorista do carrinho | (c) Blog Mickey

Todas as atrações são bem populares nos parques e são atrações sem interessantes para os visitantes conhecerem. O Monotrilho, por exemplo, é um meio de transporte muito eficiente que realmente faz uma grande diferença para a comodidade dos visitantes e a facilidade de se locomover dentro da propriedade de forma rápida.

Você pode comprar seus ingressos com a gente, na Point Viagens. No site você confere os valores em reais e te dá uma opção de pagamento com desconto super boa. Você consegue simular todas as combinações como quiser e já comprar, e s você estiver com dúvida pode falar com a gente que te damos todo o suporte necessário antes e durante sua viagem. E se você pesquisar, vai ver: os preços são ótimos! 😉

Qual é a sua atração favorita entre as 10 atrações criadas pelo Walt Disney?
10 Atrações criadas por Walt Disney

Leia Mais
Guia para Explorar Pandora na Disney