8 lugares INCRÍVEIS que inspiraram filmes da Disney e você não sabia!

Hoje trouxemos um post um pouquinho diferente. Fizemos uma parceria com o site de cinema PipocasClub para trazer para você dicas de filmes e entretenimento, para que seu tempo em casa tenha aquele gostinho de magia Disney. Se você é curioso que nem eu, provavelmente tem milhões de perguntas sobre os filmes da Disney e os lugares que aparecem neles, certo? Separamos então 8 lugares incríveis que inspiraram filmes da Disney e a gente não sabia! Vem comigo:

1.  Igreja de St. Olaf, Balestrand, Noruega

Dois Olafs em uma só foto! | (c) Disney Pictures

Se você já assistiu ‘Frozen: Uma Aventura Congelante’ certamente deve lembrar da arquitetura da charmosa Arendelle, cidade fictícia onde a jornada da Elsa se passa. Porém, você sabia que um lugar belíssimo da Noruega serviu de inspiração para o interior da capela da cidade das princesas? Esse lugar trata-se da Igreja de St. Olaf, em Balestrand, que foi construída durante o século XIX e, além de aparecer no filme, ainda serviu de inspiração para que os realizadores desse nome ao personagem mais querido da franquia, o boneco de neve que adora abraços quentinhos Olaf (Josh Gad).

Onde assistir? ‘Frozen: Uma Aventura Congelante’ está disponível no Telecine e ‘Frozen 2’ está disponível no Amazon Prime Video.

2.  Samoa (Polinésia), Oceania

Com um lugar incrível desses, agora entendo porque a Moana queria tanto ir pro mar… | (c) Disney Pictures

O incrível conjunto de ilhas da Samoa serviu de base para a criação de um universo belíssimo: os cenários de ‘Moana’, mais especificamente Motunui, a ilha ficcional onde se passa a história. Em vídeos dos bastidores, os diretores contaram que houve uma extensa pesquisa sobre a área, a população e os costumes do lugar para que a animação, sobre a primeira princesa inspirada na mitologia da polinésia da Disney, fosse o mais fiel possível. Desde o lançamento do filme, em 2016, o turismo local tem apresentado grande aumento, especialmente de famílias com crianças.

Onde assistir? ‘Moana’ está disponível no Amazon Prime Video.

3.  A Cidade Proibida, Pequim

Sim, esse lugar existe mesmo | (c) Disney Pictures

Esse ano iremos conferir o aguardado live-action de um dos filmes mais aclamados da Disney, ‘Mulan’. Mas você sabia que os lindos cenários chineses que vemos no desenho existem de verdade? Pois bem, a direção de arte e cenografia da animação, lançada em 1998, ressaltam as belezas misteriosas da famosa Cidade Perdida, situada em Pequim. Essa majestosa cidade imperial serve como residência do imperador da China e é palco de diversas cenas da jornada da jovem que se disfarça de soldado para fazer parte do exército Chinês. Você pode ver um pouquinho disso também no pavilhão da China, no para EPCOT, do Walt Disney World.

Onde assistir? ‘Mulan’ está disponível na GloboPlay.

4.  Sydney Harbour, Austrália

P Sherman 42 Wallaby Way, Sydney! | (c) Disney/Pixar

Em ‘Procurando Nemo’, a Pixar fez uma réplica extremamente fiel à cidade de Sydney, especialmente a Baía de Sydney, lugar por onde Dory e Marlin passam para encontrar o peixinho desaparecido. Sem dúvida, um dos lugares mais belos da Austrália é a famosa casa da Ópera de Sydney, que também pode ser vista em diversos momentos da animação. O edifício, marca registrada do país, foi projetado pelo arquiteto dinamarquês Jørn Utzon.

Onde assistir? ‘Procurando Nemo’ e a sequência, ‘Procurando Dory’, estão disponíveis na Netflix.

5.  Cataratas Ángel, Venezuela

Poxa! Só eu acreditei que casa do Sr. Fredricksen estivesse mesmo lá? | (c) Disney/Pixar

A aventura está lá fora! Esse cenário de tirar o fôlego, aqui na América do Sul, pode ser visto na animação ‘Up! Altas Aventuras’, lançada em 2009. As Cataratas Ángel (ou Salto Ángel) é o mais alto salto do mundo, com 979 metros de altura (807 metros de queda sem interrupção), gerada pela queda do rio Churún desde o Auyantepui, no Estado de Bolívar, sudeste da Venezuela, próximo da fronteira Brasil-Guiana. O diretor do filme, com sua equipe, esteve no local para fazer vídeos e fotos que serviram de base para a criar o lugar onde Carl Fredricksen quer “estacionar” sua casa após a perda de sua querida esposa.

Onde assistir? ‘Up! Altas Aventuras’ está disponível na Netflix.

6.  Alcázar de Segóvia, Espanha

Um castelo digno de uma princesa, só não é melhor que a casa dos 7 anões | (c) Disney Pictures

Os belos e magníficos castelos da Espanha serviram de base para diversas animações da Era de Ouro da Disney, porém, um lugar específico serviu de modelo para o majestoso castelo de ‘Branca de Neve e os Sete Anões’ (1937), o Alcázar de Segóvia, um palácio localizado na cidade velha de Segóvia. O lugar já foi residência Real espanhola, museu e até mesmo uma prisão. A incrível construção data de 1122 e já inspirou muitas histórias desde então. Atualmente, o local permanece como um dos mais populares lugares históricos da Espanha, sendo uma das três principais atrações turísticas do país.

Onde assistir? ‘Branca de Neve e os Sete Anões’ não está disponível em nenhum serviço de streaming brasileiro atualmente.

7.  Machu Picchu, Peru

Lugares incríveis para filmes incríveis! | (c) Disney Pictures

Uma das animações mais diferentes e divertidas nos filmes da Disney é, sem dúvida, ‘A Nova Onda do Imperador’, lançada no ano 2000. Esse clássico se passa quase totalmente em Machu Picchu (também chamada “cidade perdida dos Incas”), uma cidade pré-colombiana, localizada a 2400 metros de altitude, no Peru. O local, por si só, já parece ter saído direto da ficção científica, com suas majestosas construções soterradas e uma natureza exuberante, que têm atraído milhares de turistas todos os anos. Em 2007, foi eleita em uma das 7 Maravilhas do Mundo.

Onde assistir? ‘A Nova Onda do Imperador’ não está disponível em nenhum serviço de streaming brasileiro atualmente.  

8.  Serengeti, Tanzânia

Hakuna Matata | (c) Disney Pictures

Todo o cenário da animação ‘O Rei Leão’, um dos grandes clássicos dos filmes da Disney, e do live-action, lançado em 2019 pela Disney, é baseado nas planícies do Serengeti. Parque Nacional de Serengeti é localizado no norte da Tanzânia e sudoeste do Quênia, na África Oriental, famoso pelas migrações anuais de gnus, zebras e gazelas que acontecem de maio a junho. Estima-se que no lugar vivem mais de 35 espécies de grandes mamíferos, entre eles, leões. Você também pode ter um gostinho desse cenário visitando o parque Animal Kingdom, no Walt Disney World.

Onde assistir? ‘O Rei Leão’ está disponível no Amazon Prime Video.

Nosso agradecimento ao Thiago Muniz (@othiagomuniz), redator e crítico no Pipocas Club (@pipocasclub), que colaborou com a gente nesse post incrível!

Leia Mais
7 Lugares que todo fã de cerveja precisa conhecer em Orlando