O Visto Americano é indispensável para a sua viagem aos Estados Unidos. Existem diversas modalidades de vistos, mas aqui eu só vou entrar em detalhes na emissão do visto tipo B2, o visto para Turistas. Agora aprenda como tirar o visto americano.
Se você ainda não tirou o passaporte, clique aqui para o passo-a-passo.
Tirar o visto não é o bicho de 7 cabeças que muita gente pensa que é. Primeiro, porque o passo a passo é muito simples. Segundo, porque quem não deve não teme, então vai sem nervosismo que não tem porque dar errado! Você só quer conhecer, a Disney, certo? Não tem porque se preocupar se você tem o perfil e não está fazendo nada errado.
O tal “perfil” é bem simples de definir: você precisa ter vínculos e estabilidade aqui no Brasil para conseguir obter o visto. Alguns exemplos: emprego, estudo, imóvel e familiares de primeiro grau residindo aqui. Tudo o que indicar que você está estável e precisará retornar ao Brasil após a viagem. Se você não trabalha mas é estudante, por exemplo, basta comprovar que você tem semestres para concluir ainda, e comprovar a estabilidade da pessoa que está custeando a sua viagem. Se você trabalha mas não tem carteira assinada, tem mais abaixo sobre como comprovar sua estabilidade e vínculo aqui.
Quanto custa o visto americano?
O valor do visto B2 é de US$160, a ser pago via boleto bancário (pode levar 2 dias pra cair) ou cartão de crédito (autorizado na mesma hora). É o mesmo preço para renovar o visto, e não existe desconto para crianças.
Qual a validade?
Atualmente a maioria dos vistos de turista é emitida com validade de 10 anos, sendo que cada visita dentro desses 10 anos pode durar até 180 dias consecutivos. Mas fica esperto: eles podem escolher emitir seu visto por um tempo menor, nada garante que a validade será de 10 anos mesmo.
Quem deve comparecer à entrevista?
A presença só é obrigatória para maiores de 16 anos e menores de 66 anos. Caso você tenha familiares mais novos ou mais velhos, a presença é opcional, mas tem que levar uma foto 5×5 ou 5×7 deles!
1° Passo – Preencher o DS-160
Antes de pagar qualquer coisa, você precisa preencher um formulário. O DS-160 é um formulário que deve ser preenchido individualmente, cada membro da família, independente da idade, precisa ter o seu. O seu preenchimento gera um número, o Application ID. Sem esse número você não consegue agendar a sua entrevista.
Para preencher o DS-160, acesse o site da embaixada americana clicando aqui.
O site está em inglês, mas é bastante simples de avançar nas etapas. Basta preencher o seu país, colocar os caracteres requisitados e clicar no primeiro botão, start an application.
Nessa etapa você já deve selecionar em qual consulado você pretende fazer a sua entrevista. As opções são: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Recife.
O DS-160 também está em inglês, e deve ser preenchido na mesma língua. Se você tiver alguma dúvida durante o preenchimento, o site oferece uma tradução das perguntas, é só passar o mouse sobre elas.
Ao passar para a próxima tela você verá sua Application ID. Salve este número em um lugar seguro.
DICA: São 10 etapas, e é recomendado que você salve a cada etapa concluída.
Você deverá preencher dados pessoais e informações sobre seu histórico de viagens internacionais. Você deverá falar sobre vistos negados e deportações, caso já tenha passado por essas situações. Por mais que essas coisas possam prejudicar o seu resultado, mentir vai prejudicar muito mais, até de forma permanente! Nem cogite essa possibilidade.
Etapa “Travel”
Na etapa Travel você deverá preencher da seguinte forma, como na imagem abaixo:
Purpose of Trip to the U.S.: TEMP. BUSINESS PLEASURE VISITOR (B)
Specify: BUSINESS & TOURISM (TEMPORARY VISITOR (B1/B2)
Depois de tudo preenchido, revise o formulário com bastante atenção, salve e imprima a página de confirmação.
2° Passo – Pagamento da Taxa
DS-160 preenchido? Application ID anotado?
Então acesse o site oficial do Consulado dos Estados Unidos para agendar a sua entrevista.
Antes de agendar você deverá fazer o pagamento da taxa de emissão do visto. Essa taxa é chamada de MRV. O valor é de US$160, a ser pago via boleto bancário (pode levar 2 dias pra cair) ou cartão de crédito (cai na hora). Guarde o comprovante para levar no dia!
3° Passo – Agendamento da Entrevista
Você deverá agendar duas etapas: a triagem no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e a entrevista no Consulado dos Estados Unidos.
Se você está tirando o seu visto pela primeira vez, certamente passará pelas duas etapas. Se seu visto está sendo renovado você pode acabar sendo dispensado da entrevista no Consulado e comparecer apenas ao CASV (eu dei essa sorte da última vez!).
Atualmente existem CASVs localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife e Porto Alegre.
Em Brasília, Recife e Rio de Janeiro é possível fazer os agendamentos para o CASV e Embaixada/Consulado no mesmo dia!
IMPORTANTE: Você vai primeiro ao CASV, e depois ao Consulado, mas o site vai pedir que você agende primeiro o Consulado, e depois o CASV. Fique atento às datas para não fazer confusão, especialmente se você precisará viajar para tirar o visto.
Você também deverá escolher se quer retirar o passaporte ou recebê-lo em casa depois de ter o visto aprovado.
Depois de agendar, imprima o comprovante.
4° Passo – Triagem no CASV
Nesse dia você deverá comparecer ao CASV com 30 minutos de antecedência.
Aqui você só vai tirar uma foto e colher digitais. Nada de perguntas.
Você deverá levar os seguintes documentos:
- Passaporte válido;
- Passaporte contendo o último visto dos Estados Unidos (se for renovação);
- Página de confirmação do formulário DS-160;
- Página de Confirmação e Instruções do agendamento impressa;
Menores de 2 anos: levar uma foto 5×7 tirada há menos de 6 meses com fundo branco.
Menores de 16 anos e maiores de 66 anos: caso a pessoa não vá no dia, levar uma 5 x 7 cm colorida, tirada dentro dos últimos 6 meses e com fundo branco.
No CASV não é permitido entrar com bolsas, apenas com seu celular se ele estiver desligado. Deixe a bolsa no carro pra não ter que pagar o guarda-volumes, que costuma ser absurdo de caro!
5° Passo – Entrevista no Consulado
Big, big day! Se tudo der certo, hoje mesmo você já vai saber o resultado!
Compareça ao Consulado com 30 minutos de antecedência, porque aqui não tem jeitinho brasileiro. Se atrasar, perdeu! É importante que só compareça quem está indo tirar o visto. Se você estiver levando alguém apenas para te acompanhar, essa pessoa vai ficar esperando do lado de fora.
O que levar
- passaporte válido;
- passaporte contendo o último visto dos Estados Unidos (se for renovação);
- página de confirmação do formulário DS-160;
- página de Confirmação e Instruções do agendamento impressa;
- comprovação de renda: holerites, contra-cheques, demonstrativos financeiros, enfim, tudo que comprove que você tem dinheiro para fazer essa viagem;
- comprovação de vínculo no Brasil: escritura de imóveis no seu nome, holerites dos últimos 3 meses, comprovante de matrícula escolar e universitária… tudo o que diz nas entrelinhas “eu tô indo sim, mas eu volto!“
Dicas
1. Não vá mal vestido para a entrevista, pega super mal. Não precisa ir como se estivesse indo pra noite do Oscar, longe disso, mas evite boné, chinelo e roupas rasgadas. Jeans e camisa tá ótimo.
2. Deixe o celular em casa, ou no carro. Não é permitido entrar com qualquer aparelho eletrônico dentro do Consulado. Você pode entrar com bolsa, livros, revistas, mas nada de eletrônicos aqui.
3. Se você for autônomo e estiver inseguro com essa questão da estabilidade, e não possuir imóveis em seu nome, procure demonstrar que você está financeiramente bem. Isso não significa ter centenas de milhares de reais guardados, mas um extrato da sua poupança, e um extrato dos últimos 3 meses da sua empresa, mostrando que o dinheiro entra com regularidade, já ajudam. E se você tiver registro MEI, lembre-se de que é uma empresa, com CNPJ e tudo! É uma boa comprovação também.
A Entrevista
Primeiro de tudo, fique calmo. Tem gente que fica nervosa nessa hora por causa de histórias que já ouviu, mas não tem a menor necessidade. Seja educado, responda as perguntas com clareza, olhando nos olhos do cônsul, e dificilmente você terá qualquer problema. Deixe claro que o seu objetivo é visitar a Disney. Já vi um visto ser negado bem no guichê do lado porque o rapaz disse que iria a NY assistir a gravação do show da Ivete Sangalo. E bom, vamos concordar que a Ivete tá faz show aqui 300 dias do ano, pra que ir a NY só pra isso? Negado! Se você quer ir aos Estados Unidos, você quer conhecer e vivenciar a cultura americana. Aposto que se ele tivesse falado que queria conhecer NY, o visto teria sido aprovado.
Alguns cônsules fazem perguntas em inglês, mas a maioria arranha no português. Algumas perguntas bem comuns:
Quando você pretende viajar?
Quantos dias pretende ficar?
Quem está pagando pela viagem?
Quem vai viajar com você?
O que você faz (trabalho/estudo)?
Quanto você ganha por mês?
Eu tirei visto para os Estados Unidos 6 vezes, e todas as vezes os cônsules foram muito simpáticos e educados. No ano que eu fui trabalhar na Disney pela primeira vez eu ainda estava na faculdade, e comentei com o cônsul que fazia faculdade de Arquitetura e iria para NY depois do programa. O cara fez uma lista com 10 edifícios que eu, como arquiteta, precisava ver em NY! Assim, no meio da entrevista!
Se você ficar nervoso com a possibilidade de ser entrevistado em inglês, tente aprender as respostas em inglês, de uma forma bem básica. Você só precisa saber falar o mês da viagem, o ano, sua profissão, seu salário e identificar seus familiares (filho(a), esposo(a), etc). É bem fácil, eu juro, e eles vão te entender. Mas eu to falando isso só por falar, minhas entrevistas sempre foram em português.
Ali mesmo na entrevista ele vai informar se o seu visto foi aprovado ou negado!
6° Passo – Recebendo seu passaporte
Se seu visto tiver sido aprovado, O consulado vai ficar com ele por uns dias, para imprimir e adesivar o visto. Normalmente são 10 dias para emissão e entrega. Essa forma de entrega varia de acordo com o seu endereço, e você faz a opção da entrega diretamente no agendamento, no segundo passo. Se você morar na cidade onde o visto foi emitido, existe a opção de retirar presencialmente. Se você morar em outra cidade, poderá ter o mesmo entregue na sua casa. Caso você decida retirar pessoalmente, você deverá agendar a retirada. Se você está com tudo em cima da hora, opte por retirar o passaporte pessoalmente. Sai em coisa de 1 ou 2 dias.
Dúvidas
Eu recomendo que suas dúvidas sejam tiradas diretamente com o Consulados dos Estados Unidos, porque eu não me responsabilizo por algum problema que você possa ter com questões mais específicas. As perguntas são todas respondidas em português, tanto no site quanto pelo telefone ou skype:
Site
Informações gerais: clique aqui
Perguntas frequentes: clique aqui
Telefones (Segunda à Sexta, das 7 às 19h)
Belo Horizonte
: (31) 3956-0800
Recife
: (81) 4042-0050
Brasilia
: (61) 3550-0774
Rio de Janeiro: (21) 4042-0584 / (21) 3956-0580
Campinas
: (19) 3500-2486
Salvador
: (71) 3500-1637
Curitiba
: (41) 3908-8125
Santos
: (13) 3500-6208
Porto Alegre
: (51) 3500-1460
São Paulo: (11) 3230-2170 / (11) 3958-7007
Skype: usavisabrazil
Estamos torcendo aqui pra que dê tudo certo! Depois conta pra gente!