Disney Point Como tirar passaporte

Como tirar passaporte

O primeiro passo da sua viagem é tirar o documento que permite que você saia do país

Antes de gastar um centavo que seja com reservas, passagens e ingressos, é muito importante acertar a documentação para viajar. Digo isso porque você não quer nem imaginar o transtorno que é ter que cancelar tudo caso seu passaporte não saia à tempo, ou caso seu visto seja negado. A grande maioria das coisas não tem reembolso e, quando tem, é sempre parcial. Já pensou no prejuízo material e emocional?

Para dar tempo de fazer toda a documentação da sua viagem – agendamento do passaporte, emissão, retirada, agendamento do visto, entrevista e retirada do visto – , eu recomendo pelo menos 6 meses. Até porque, quanto antes você puder fazer suas reservas, mais promoções você vai pegar.

Quanto custa tirar passaporte?

O valor do passaporte atualmente é de R$257,25, a ser pago via boleto bancário;

Renovar Passaporte

Renovar passaporte é uma coisa que não existe. Uma vez que seu passaporte vença, você deverá tirar um novo. Então o procedimento de tirar outro passaporte é exatamente o mesmo de tirar o primeiro. É só seguir esse mesmo passo a passo! 🙂

Crianças

A emissão e a retirada de passaporte de menores de idade só podem acontecer na presença dos pequenos. Mesmo que seu filho seja um bebê, ele precisará comparecer. Além disso, ambos os pais precisam autorizar a emissão. Você pode encontrar mais informações e modelos de autorização no site da Polícia Federal.

Você também terá a opção de indicar na emissão se a criança só poderá viajar se estiver acompanhada de ambos os pais, ou se estiver acompanhada de apenas um dos pais.

1° Passo – Documentos Necessários

Antes de mais nada, separe os documentos necessários para levar à Polícia Federal. Certifique-se de que todos estão válidos! Caso não estejam, peça a renovação antes de dar entrada no pedido. Separei a lista de documentos aqui:

1. Documento de Identidade (maiores de 12 anos)

Podem ser aceitos como Documento de Identidade: RG, carteira funcional, identidade militar, policial ou de bombeiros, passaporte brasileiro anterior, CNH (emitida depois de 2015), carteira profissional e carteira de trabalho (CTPS)
Se você for naturalizado, levar o Certificado de Naturalização.

Importante: a pessoa que já teve o nome alterado por casamento, separação ou divórcio, deve apresentar, além do documento de identidade, Certidão de Casamento atualizada para a comprovação de nome(s) anterior(es). A pessoa que teve o nome alterado por decisão judicial deve apresentar, além do documento de identidade, a Certidão de Nascimento atualizada original.

Menores de 12 anos: será aceita como identidade a Certidão de Nascimento original.

Menores de 3 anos: além da certidão de nascimento original, deverá ser apresentada uma fotografia de rosto, tamanho 5X7, recente, colorida, sem data e em fundo branco.

2. Título de Eleitor e comprovantes de votação da última eleição

Dos dois turnos, se houve. Ih, perdeu os papéis? Calma! Entra aqui no site do TSE e emita o seu termo de quitação na hora. É só imprimir e levar! Se você estiver em dívida com a Justiça Eleitoral, é melhor resolver antes de ir atrás do seu passaporte.

3. Comprovante de Quitação com o Serviço Militar Obrigatório

Para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos.

4. CPF

Se o seu documento for atual, ele já vai vir com o número do CPF, então não precisa levar outro documento à parte.

5. Comprovante de pagamento da Taxa de Emissão

Você não vai conseguir agendar a emissão se não tiver pago a taxa GRU (Guia de Recolhimento da União), mas eu vou explicar certinho aqui no 2° Passo!!

6. Passaporte anterior

Se você tiver, leva! Se ele estiver válido ainda, precisará ser cancelado para emitir um novo. Se você tiver perdido o seu passaporte válido será necessário um boletim de ocorrência para apresentar junto ao seu pedido de nova emissão. E aí a bomba: seu passaporte na verdade vai sair por R$

Ok, você separou tudo! Menos o item 5, porque você ainda não sabe como pagar a taxa. Mas já chegaremos nessa etapa! Vamos agora solicitar o passaporte.

2° Passo – Solicitar o Passaporte

Com todos os documentos em mãos, acesse o site da Polícia Federal e faça a sua Solicitação de Passaporte. É só clicar aqui e seguir, não tem muito mistério.

Emissão e pagamento da Guia de Recolhimento da União (taxa GRU)

Ao finalizar o preenchimento do formulário, clique em enviar. Você terá acesso ao boleto bancário para pagar a taxa. Só será possível fazer o agendamento com a taxa paga, então esse pagamento varia com a sua pressa! Caso o boleto vença é só clicar aqui para emitir um novo.

3° Passo – Agendar atendimento

Uma vez que a taxa tiver sido paga, pode levar até 2 dias para que o pagamento seja reconhecido. Para fazer o seu agendamento é necessário preencher o pedido aqui. Você consegue agendar até 6 pessoas de cada vez. Basta informar o CPF, o número do protocolo e a data de nascimento! 🙂

Caso você precise remarcar o seu atendimento, é só acessar essa página.

4° Passo – Atendimento Presencial

Chegou o dia! Compareça com todos os documentos originais no posto da Polícia Federal onde você marcou a emissão. Chegue com 30 minutos de antecedência. O atendimento é bem rapidinho. Aqui em Campinas não costuma atrasar nada, mas em cidades maiores eles podem te deixar esperando um pouco.

O atendimento não é uma entrevista. Os funcionários vão apenas te pedir os documentos e tirar uma foto sua. Ah, sobre essa foto: não se empolga muito, você vai sair horrível de qualquer jeito #FernandaSincera. Não pode brinco, não pode colar, não pode make, não pode franja… eles fazem você tirar TUDO e ainda jogam seu cabelo pra trás. O lado bom é que o agente federal da imigração americana vai te ver depois de 10 horas dormindo sentado no voo, você não vai chegar em Orlando muito diferente da foto! hahaha…

CRIANÇAS | 
Levem os pequenos! Eles precisam estar lá para que o passaporte seja emitido. Não importa se seu filho tem 1 dia de idade ou 17 anos, ele precisa comparecer. Caso contrário, eles vão fazer o passaporte de toda a família menos da criança, e farão você reagendar (sabe Deus pra quando) a emissão do passaporte dele. Maior chatisse, então evite!

5° Passo – Retirada do Passaporte

Depois de entregar todos os documentos e tirar sua foto, os agentes entregarão pra você um comprovante com a data a partir da qual o passaporte poderá ser retirado. O site da Polícia Federal promete em 6 dias úteis. O passaporte é emitido pela Casa da Moeda, e de tempos em tempos acontece algum probleminha com as impressões e eles aumentam esse prazo. Por isso, nada de deixar pra fazer em cima da hora!

Para retirar o seu passaporte basta comparecer no mesmo posto a partir do dia determinado. As crianças precisam estar presentes na retirada.

Dicas

Validade do Passaporte

0 a 1 ano incompleto – 1 ano de validade do passaporte

1 ano completo a 2 anos incompletos – 2 anos de validade

2 anos completos a 3 anos incompletos – 3 anos de validade

3 completos a 4 anos incompletos – 4 anos de validade

4 anos completos a 18 anos incompletos – 5 anos de validade

18 anos completos ou mais – 10 anos de validade

Validade para embarcar

Alguns países exigem que o seu passaporte tenha validade mínima de 6 meses para que você possa passar pela imigração. Portanto, mesmo que você tenha um passaporte válido hoje, veja se o mesmo estará válido na data da sua viagem. No caso dos Estados Unidos isso não é um problema: o Brasil faz parte do Six Month Club, e viajantes brasileiros só precisam que a estadia esteja dentro da validade do documento. Mas fique esperto: se você fizer escalas no México ou no Canadá, os 6 meses mínimos serão necessários.

Dúvidas?

Caso tenha restado alguma dúvida, eu sugiro que você procure falar diretamente com a Polícia Federal. Clicando aqui você tem acesso aos telefones de todos os postos de atendimento para emissão de passaporte. E aqui você tem acesso às perguntas frequentes no site da PF.


Passaporte em mãos?