Criança perdida nos parques da Disney: o que fazer?

Muitos pais já devem ter tido a dúvida de como agir e o que fazer caso uma criança se perca do seu grupo durante uma viagem. Sabemos que os parques temáticos de Orlando são enormes e que alguns visitantes, além de não estarem familiarizados com os espaços, também não falam inglês, e isso pode gerar certa insegurança quando algumas pessoas passam por situações como essas. Esse guia vai te explicar como agir e o que fazer caso você tenha uma criança perdida durante a sua visita aos parques da Disney.

Leia aqui: Preciso falar inglês para viajar para Orlando?

É muito importante falar que, com senso de humor, quem se perde na Disney são os pais e NUNCA as crianças. Então o termo “pais perdidos” é muito mais usado do que “criança ou filho perdido”, afinal, a Disney é um lugar feito para as crianças, não é mesmo?

E aqui nesse post vamos falar somente sobre a Disney, porque como temos experiência de trabalho no Walt Disney World, mais especificamente no setor onde auxiliava as pessoas a se reunirem com a família, podemos falar com mais detalhes e te contar o passo a passo desse processo. De todo jeito, vale falar que os procedimentos são parecidos em quase todos os parques temáticos de Orlando, porque você já saberá como agir caso isso aconteça.

O que fazer?

Imagina você no meio de um parque de diversão com muitas pessoas, cores, música, personagens e estímulos vindo de todos os lados. Se nós como adultos já ficamos até tontos com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo nos parques da Disney, você pode imaginar como as crianças ficam animadas e perdem um pouco a noção de onde estão e de onde ir.

O importante é sempre manter as crianças por perto e ficar de olho nelas, aquele clássico de sempre! Mas se você perdê-las de vista por um momento, primeiro as procure pelos arredores, muitas vezes elas estão super pertinho, mas distraídas com alguma coisa acontecendo. Se passaram alguns minutos e você não consegue encontrar seu filho ou filha tente manter a calma! Sim, eu sei que é muito fácil falar isso, mas quanto mais nervoso você estiver, mais difícil vai ser de se comunicar com as pessoas (ainda mais se você não falar inglês) e conseguir pensar de forma mais lógica para encontrar a criança.

Então sempre preste atenção no lugar onde você está e tente lembrar onde vocês estavam, preste atenção no horário que aconteceu, o que a criança estava usando (cor da camiseta, calças, vestido, sapatos), se ela tinha algum acessório (chapéu, orelhinhas do Mickey ou Minnie). Tente lembrar a maior quantidade de detalhes possíveis, essas são algumas informações úteis que vão te ajudar.

Você pode procurar qualquer Cast Member no parque, mas fique de olho na nametag (crachâ) que essa pessoa também pode falar português.

Quem procurar?

Você pode procurar um Cast Member (funcionário) mais próximo e comentar o que aconteceu. Pode ser que essa pessoa tenha encontrado a criança e possa ter encaminhado para o lugar mais apropriado. Acredite quando falo que todos na Disney são treinados para lidar com os mais variadas detalhes e situações, inclusive a ficar atento à crianças que estão andando desacompanhadas ou então chorando sem nenhum adulto por perto.

Se a criança tiver menos que 12 anos (sim, vamos considerar aqui “crianças” de até 18 anos) o ideal é ir até o Baby Care Center (Centro de atendimento ao bebê). Todos os parques da Disney possuem um e geralmente são próximos ao Guest Relations do parque, mas você pode pedir informação para qualquer funcionário te guiar até lá. Se a criança for encontrada, ela estará no Baby Care Center com um dos funcionários e provavelmente vai estar bem entretida em uma das atividades do espaço.

Se a criança for maior de 12 anos o ideal é passar no Guest Relations e informar o funcionário da situação, em alguns casos a criança também vai estar lá e poupa um pouco mais o trabalho. Ok, mas se ela não estiver no Baby Care Center e nem no Guest Relations? Lembra de todas as informações que eu falei que eram importantes no tópico de cima? Então é aqui que entram essas informações.

Baby Care Center Disney
Essa é uma das entrada do Baby Care Center | (c) DisneyFoodBlog

O ideal é ir até o Guest Relations, relatar o que aconteceu e então, dependendo do tempo do acontecimento, todas essas informações vão ser pedidas pelo funcionário. Se você não fala inglês não precisa se preocupar, geralmente existem funcionários brasileiros nesse departamento que podem te ajudar com tudo em português! O que eles vão fazer vai ser entrar em contato com a segurança do parque, que virá até você e pedirá todas as informações novamente, só para reverificar.

O time de segurança do parque será informado para procurar a criança, e a pessoa te atendendo irá te informar onde deve encontrar com a criança. O sistema de comunicação deles é MUITO eficiente e geralmente, quando acionados, as pessoas são encontradas rapidamente e depois disso é tudo muita alegria e voltar para aproveitar os parques.

Perdi um adulto

Muitos grupos se perdem e separam e algumas pessoas vão reportar uma pessoa “perdida” ou pedem ajuda para encontrar alguém do grupo. Quando se trata de adultos com capacidade de identificar riscos, esses casos não são prioridade e não é muito comum acionarem a segurança para reunir grupos. Claro que tudo depende da situação, se você não consegue encontrar alguém o dia inteiro e não possui nenhuma forma de comunicação, é claro que vão te ajudar.

Outra coisa importante é que o protocolo também serve para adultos que necessitem estar acompanhados, casos de pessoas com alguma deficiência cognitiva ou com pessoas idosas que precisam de auxílio.

Cada caso é único, então se você estiver preocupado e não tem como encontrar um adulto durante o seu dia no parque, o ideal é ir ao Guest Relations e explicar a sua situação, assim eles darão as melhores opções para que você se reúna com essa pessoa o mais rápido possível.

Como prevenir

Mas de toda forma, nós sabemos que é muito melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Por isso, vamos dar algumas dicas para minimizar ainda mais esse risco durante uma visita aos parques, para que o seu dia seja o mais tranquilo possível!

Crie uma conta no My Disney Experience

Para sua visita ao parques da Disney é muito importante que você crie uma conta no My Disney Experience, o aplicativo dos parques. Digo que é essencial pelos seguintes motivos: vai te ajudar a usar melhor o seu tempo no parque e com suas informações salvas nele podem ajudar na comunicação entre o parque e os pais ou família. Mantenha sempre as suas informações atualizadas e se conseguir coloque também as informações do número de celular que você vai usar durante sua viagem. Lembrando que os funcionários da Disney não tem acesso ao Whatsapp (sempre faziam essa pergunta pra gente no Guest Relations), então prefira sempre o número americano ou ter pelo menos o e-mail para ligações.

A criança pode ficar com um desses ingressos ou pulseira.

Use a MagicBand ou o ingresso ao seu favor!

Na maior parte das idades, você pode deixar o ingresso em forma de cartão ou magicband (a pulseira da Disney) com a criança, pois isso ajuda a identificar os seus dados e pode ser que facilite para entrar em contato. O time de Guest Relations consegue usar os seus dados salvos com a dica acima do My Disney Experience, e poderão tentar entrar em contato com você por telefone ou e-mail apenas escaneando no sistema os ingressos ou a MagicBand que estiver com a criança!

Tire fotos

Por mais bobo que isso soe, fotos são importantes! Pode ser que a gente não se lembre exatamente as roupas que as pessoas estejam usando, então aproveite a tire fotos antes de chegar ao parque, assim fica muito mais fácil mostrar para as pessoas de quem você está falando.

Escolha um ponto de encontro

Tenha sempre um ponto de encontro marcado, viajando com adultos ou crianças. Geralmente eles podem ser em locais mais fáceis de serem encontrados. Por exemplo, avise seu filho que se vocês se perderem vocês vão se encontrar na entrada/saída do parque, ou então na frente de algum ponto que chama a atenção.

Por exemplo: combinem de se encontrar na frente da atração Rock’n’roller Coaster, ela é fácil de ser encontrada.

Converse com seus filhos antes de começar o dia

Dependendo da idade das crianças, uma dica que costuma funcionar é explicar e conversar sério com eles. É muito importante que eles tenham a consciência que todos estão ali para se divertir, mas que aquele é um lugar novo e que eles devem ter atenção por onde olham e onde estão, e que eles saibam como procurar ajuda caso acabem se separando. Uma boa dica é instruir os pequenos a sempre procurarem por pessoas usando a Nametag (crachá de funcionário) da Disney, ou mostrar nos mapas onde ficam os Guest Relations.

Use mochilas “coleirinhas”

Essa é uma dica que agrada e desagrada, mas você já viu aquelas mochilas de “coleiras”? Talvez essa seja uma opção para crianças menores (e que você sabe que são ligadas no 220V). É claro que é só uma sugestão, mas vemos muitas crianças pequenas com essas mochilinhas no parque, e é uma maneira da criança andar “livre” enquanto os pais estão controlando a distância que ela pode ir, de forma segura.

Coloque pulseiras de informação nas crianças

Outra dica também é comprar aquelas pulseiras de etiqueta com os dados dos pais e colocar no pulso das crianças, que também pode facilitar muito para os Cast Members na hora da comunicação com os pais.

Respire fundo e fique tranquilo!

Te ensinamos aqui algumas dicas de como prevenir e como agir em casos de pessoas e crianças perdidas na Disney, mas a coisa mais importante é realmente você manter a calma. Nós sabemos que esse pode ser um momento estressante para os papais e mamães de plantão, mas os parques da Disney e os de Orlando são extremamente seguros.

Pela minha experiência trabalhando por um ano no setor de Guest Relations, que lida direto com esse tipo de situação, posso confirmar que todos os vários casos que lidamos com pessoas perdidas terminam em final feliz. A Disney está extremamente preparada para caso isso aconteça, e você encontrará diversos profissionais capacitados para te ajudar, mas a colaboração dos pais e das pessoas no geral é essencial nesse momento. Gritar e se desesperar só vai dificultar todo o processo de comunicação, então o ideal é sempre estar tranquilo que você lidará com pessoas que estão prontas para te ajudar e fazer com que o seu dia volte ao normal e você consiga aproveitar a magia de novo o mais rápido possível.

Disney com crianças de colo
Fique tranquilo e sempre atento!

Além dessas dicas também falamos muito mais a fundo com as melhores dicas e informações de viajar para Orlando com crianças de colo. Elas são essenciais para você ir preparado para evitar o stress e fazer com você e sua família se divirtam ainda mais!

Apesar de criança perdida nos parques da Disney ser um assunto um pouco chato de pensar, é importante que todos estejam preparados para saber como reagir e se reunir o mais rápido possível com as crianças, para que o seu dia seja realmente mágico. E você, tem mais alguma dica legal sobre o assunto para compartilhar com a gente?