Se você chegou até o DisneyPoint, tem 99% de chances de você já ter ouvido falar do Magic Kingdom. O parque, que não só é o carro-chefe dos parques temáticos da Disney em Orlando, também é lar do símbolo da Disney em filmes e séries: o Castelo da Cinderela. Então, se você gosta de parques temáticos tanto quanto a gente, vai amar saber as curiosidades sobre o Magic Kingdom que separamos aqui, para impressionar todos que forem contigo na sua próxima visita à Orlando!
Uma das curiosidades mais legais sobre o Magic Kingdom, que eu já vou entregar aqui de graça, sem nem entrar na lista, é também um dos motivos para que você já tenha ouvido falar nele: ele é o parque temático mais visitado do mundo! Cerca de 17,5 milhões de pessoas visitam o parque todos os anos, tornando sua operação uma tarefa extremamente complicada. E se você ainda não conhece tão bem o parque, tenho uma dica, temos um roteiro GRATUITO e completo dele!
Eu sou suspeito para falar sobre esse lugar, porque além de um grande apaixonado pela sua magnitude, eu já tive a oportunidade de trabalhar lá duas vezes, trabalhando nas atrações e também como Guest Relations (atendimento ao visitante) que somaram quase 2 anos estando lá praticamente todos os dias, o “reino mágico” é uma segunda casa pra mim! Por isso posso dizer que, pra magia toda acontecer no Magic Kingdom, existem alguns números, fatos e curiosidades bastante surpreendentes que acontecem nos bastidores:
1- O Magic Kingdom não foi o primeiro parque temático da Disney a ser aberto, como muitas pessoas pensam. Na verdade, a Disneyland, na Califórnia, abriu em 17 de julho de 1955. Já o Magic Kingdom abriu apenas em 1971!
2- Walt Disney, grande criador e idealizador dos parques temáticos e da Walt Disney Company, nunca conheceu o Magic Kingdom pessoalmente. Apesar de ser um projeto dele, Walt infelizmente faleceu antes da conclusão das obras e da inauguração do parque, deixando seu irmão Roy Disney para finalizar esse grande sonho.
3 – O Magic Kingdom é bem maior que a Disneyland. A “irmã mais velha” cobre cerca de 344 mil metros quadrados. Já o Magic Kingdom, apesar de apresentar o mesmo tipo de layout, com áreas parecidas, é consideravelmente maior, com 433 mil metros quadrados. Apesar disso, ele ainda é o menor dos quatro parques temáticos do Walt Disney World em Orlando.
4- O parque, na verdade, fica no segundo andar! Sim, na parte subterrânea do Magic Kingdom existe todo um andar de “bastidores”, os túneis ou o Magic Kingdom Utilidors, que é uma área gigante em que os Cast Members (funcionários) podem transitar pelo parque, sem quebrar a magia (afinal, você não quer ver um pirata na Tomorrowland, que é toda futurística, certo?). Os túneis contam com uma cafeteria que tem até uma lanchonete Subway, vestiários, várias breakrooms para descanso, e até mesmo um salão de beleza! A área é apenas autorizada para funcionários, ou para visitantes que contratam o tour Keys to the Magic.
5- O sistema de coleta de lixo do Magic Kingdom pode lidar com até 50 toneladas de lixo por dia! Todo esse lixo é enviado através do sistema subterrâneo de coleta automatizada com assistência a vácuo (AVACS) a 97km/h para um local central para processamento.
6- O solo que foi escavado do lago artificial Seven Seas Lagoon, que ajuda no distanciamento da realidade dos visitantes, foi usado para cobrir o andar subterrâneo, os Utilidors.
7- O estacionamento do parque não fica próximo a sua entrada. Para chegar no Magic Kingdom, a Disney pensou em um lugar que fosse afastado, para realmente nos dar a sensação de imersão e distanciamento da nossa realidade. Por isso, você para o seu carro em um local chamado de Ticket Transportation Center, o TTC, e depois pode chegar no parque de balsa ou monotrilho.
8- Em falar nisso, o estacionamento do Magic Kingdom é gigantesco. Mais de 12.000 carros podem parar nele, que, inclusive, é maior que o próprio parque. A Disneyland caberia no estacionamento do Magic Kingdom e ainda haveria espaço para mais 500 carros!
9- Apesar de parecer gigante, o Castelo da Cinderela não é tão alto assim! Com 57 metros de altura, ele tem o tamanho só um pouquinho abaixo do exigido pela Federação de Aviação Americana. Para dar a sensação de tamanho e grandeza, foi utilizado a estratégia de “perspectiva forçada”, onde os tijolos e as janelas do castelo vão diminuindo de tamanho conforme a altura, nos dando a sensação de que a parte mais alta está ficando muito mais longe, e, por isso, menor.
10- Apesar de a aparência do Castelo ser de pedras, ele foi totalmente construído com fibras de vidro.
11- Você tem 3 oportunidades diferentes de entrar no Castelo da Cinderela: indo virar uma princesa no salão para crianças Bibbidi Bobbidi Boutique, indo jantar com as princesas no restaurante Cinderella’s Royal Table ou visitando/se hospedando na Suíte da Cinderela. E outra curiosidade, essa última é a experiência mais privativa não só do Magic Kingdom, mas de toda a Disney, e nós tivemos a chance de conhecer. Saiba mais como foi aqui.
12- Os murais de mosaico do Castelo da Cinderela foram criados pela artista Dorothea Redmond. Existem 500.000 peças em 500 cores diferentes, incluindo algumas feitas de ouro de 14 quilates.
13- Aproximadamente, a Disney gasta mais de 1 milhão de fogos de artifício anualmente nos diversos espetáculos com fogos do Magic Kingdom.
14- Mesmo ficando no segundo andar, o Magic Kingdom tem MUITA água! Só o fosso ao redor do Castelo da Cinderela contém aproximadamente 3,4 milhões de galões de água.
15- A atração mais antiga no Magic Kingdom é a Prince Charming Regal Carrousel. O brinquedo foi originalmente construído em 1917 pela The Philadelphia Toboggan Company. Cerca de 90 de seus cavalos são os originais, feitos de madeira entalhada à mão. Existem 11 cavalos de fibra de vidro que foram adicionados mais tarde pela Disney.
16- Uma das curiosidades que os fotógrafos amam: todas as cores do Magic Kingdom são pensadas para que as fotos saim com mais qualidade, até do chão. A Disney fez um estudo com a Kodak no Magic Kingdom, e constatou que a luz refletida no concreto colorido do parque favorece as cores das fotos tiradas pelos visitantes.
17- O filme Piratas do Caribe foi inspirado na atração de mesmo nome do parque, e não o contrário, como muitos pensam! A história da atração, que também existe na Disneyland, foi tão marcante que a Disney resolveu fazer um filme. O grande pirata Jack Sparrow só foi adicionado nas atrações após certo tempo de sucesso do filme.
18- O Walt Disney’s Carousel of Progress, uma das atrações que eu trabalhei no parque, viajou bastante antes de chegar no Magic Kingdom. A atração estreou na Feira Mundial de 1964/65 em Nova York, e foi então transferido para a Disneyland, onde continuou a ser patrocinado pela General Electric. Eventualmente, a empresa decidiu que a maioria dos californianos já tinha visto a atração, e pediu que ela fosse transferida para o Magic Kingdom. Foi inaugurado lá em 1975.
19- Atenção em todos os detalhes. Mesmo. Até o chão do Magic Kingdom tem um motivo para seguir o tema das áreas. Por exemplo, o chão da área da Liberty Square, que é inspirada na América colonial, tem trechos com partes marrons, para simular as valas e esgotos que eram a céu aberto na época.
20- Apesar de serem famosos por todo o cuidado com os detalhes e por manterem o parque brilhando, existe uma área do Magic Kingdom que não é muito bem cuidada. A Haunted Mansion tem jardins “feios” propositalmente, cheios de ervas daninhas e mato.
Espero que você tenha gostado de saber um pouco mais sobre um dos meus lugares favoritos do mundo com essas curiosidades sobre o Magic Kingdom. Conta pra gente, já sabia de algumas dela?