Disney Cruise Line, o cruzeiro da Disney

A gente sabe que a Disney é referência na indústria do entretenimento e lazer, e claro que ela não ficaria de fora com o Disney Cruise Line, o cruzeiro da Disney! Nesse post vamos fazer um apanhado e explicar o que é, e o que o DCL (Disney Cruise Line) oferece de diferencial. Sou suspeita para falar porque eu já trabalhei no DCL, por isso conheço cada cantinho e sou apaixonada, e aposto que você também vai se apaixonar. Todos a bordo!

Frota

A frota do DCL é atualmente composta por quatro navios, divididos no que são chamados “classics” – os mais antigos – Magic e Wonder, os maiores e mais novos Fantasy e Dream. Os quatro navios possuem rotas diferentes, visitando lugares incríveis! Para explicar um pouco melhor a diferença de cada um deles vamos fazer um post especial de cada navio, fiquem ligados!

Disney Wonder é um dos cruzeiros da frota do Disney Cruise Line.

O quinto navio, o Disney Wish, está previsto para ser entregue no final de 2021, e começará suas operações em janeiro de 2022. Ainda não foi confirmado oficialmente pela Disney nenhum detalhe sobre sua rota, diferença do outros navios da frota e até mesmo a data de lançamento oficial. A única novidade que temos em relação ao navio Disney Wish é que na parte de trás dele (popa) terá a representação da princesa do filme Enrolados, a Rapunzel – pois ela representa o desejo (wish) de conhecer e explorar o mundo! Achamos o conceito super legal, e eu mesma me sinto uma Rapunzel com esse mesmo desejo haha.

NOTA: devido à pandemia do COVID-19 em 2020, os embarques da Disney Cruise Line estão temporariamente suspensos.

Ilhas particulares Disney

A Disney tem uma ilha particular nas Bahamas, chamada Castway Cay (pronunciada como “cast-away qui” pelos Bahamenses) e somente os navios da empresa tem permissão de aportar, fazendo ela ser super exclusiva. A Castway Cay possui restaurantes que são uma extensão do navio (isso quer dizer que eles estão inclusos no valor do cruzeiro), praias para família, praias para maiores de 18 anos, transportes, aluguel de bangalôs para o dia e até mesmo eventos como maratonas (que também estão inclusas no pacote). Imagine passar o dia em uma ilha nas Bahamas e no mundo Disney, onde tudo é muito bem organizado e sempre pronto para receber os hóspedes de maneira incrível.

Mount Rushmore versão Disney praiano em Castway Cay (ele imita aquele monumento americano com os 4 presidentes esculpidos em pedra)

Além disso, a Disney, recentemente, adquiriu de sua segunda ilha, também nas Bahamas, chamada de Lighthouse Point. Ela ainda está na fase de construção e a estimativa é de que fique pronta em 2022 ou 2023. A informação é de que a ilha será muito mais do que um local de parada dos navios, mas será, também, um destino de férias. Não sei você, mas estamos muito animados!

Representação do Lighthouse Point, a nova ilha da Disney. | (c) Disney

Quais os destinos dos navios

Como a frota é composta de 4 navios as rotas são bem variadas. No Disney Cruise Line, sempre tem um cruzeiro saindo de Fort Lauderdale, na Flórida, próximo ao Walt Disney World Resort, com destino as Bahamas, e geralmente são o Dream e Fantasy. Mas você também encontra cruzeiros para o Alasca, Canadá, Noruega, Mediterrâneo, Caribe e México – o que não faltam são diferentes opções durante o ano todo. E, infelizmente, nenhum cruzeiro sai do Brasil (quem sabe isso não mude logo, não é mesmo?).

Diferença de um cruzeiro comum e Disney Cruise Line

Estruturalmente os navios de cruzeiro são muito parecidos, e isso se aplica para quase todas as companhias marítimas. No entanto, na Disney Cruise Line, o cruzeiro se destaca por ser muito mais acessível para crianças. Além da maioria das atividades serem voltadas para adultos, muitas outras foram projetadas para que os pequenos também possam curtir a viagem (e quando falo pequenos também me refiro aos jovens adultos de 17 anos que tem acesso a um clube especial).

A Disney considera seus cruzeiros como “cruzeiros de família”, onde grande parte das atividades podem ser feitas em família, e, além disso, você não terá a preocupação de procurar por atividades propícias para certas idades, é tudo muito bem pensado para você aproveitar suas férias.

Devido ao reconhecimento do nome Disney no mercado e toda a qualidade de entretenimento oferecido a bordo, e claro, à todas as propostas de ser um estilo mais familiar, existe sim uma diferença no valor quando comparado a outras companhias. Os cruzeiros da Disney, geralmente, tem o valor um pouco mais elevado.

Entretenimento nos navios

Nos navios você vai encontrar os personagens da Disney com roupinhas características (roupas de praia, formais, com uniformes de capitão) e terá a oportunidade de interagir com diversos personagens que não são vistos nos parques de Orlando, como, por exemplo, os da Marvel, o Capitão Mickey e Capitã Minnie – que é claro, só podem ter esse cargo em navios!

Pato Donald com sua roupa de praia

Além disso, grande parte dos shows também são temáticos Disney, cada navio tem seu show principal. Muitas vezes convidados especiais se apresentam, e mesmo não tendo personagens ou não tendo a temática Disney eles sempre são super divertidos. Todas as noites acontecem shows diferentes, e não se preocupe, todos eles são feitos para que as crianças também possam curtir! Os shows principais são tão bons que são comparados aos espetáculos da Broadway, e a produção é realmente incrível.

As opções de entretenimento inclusos a bordo são ENORMES! Todos os dias acontecem atividades diferentes (geralmente mais de uma atividade diferente por hora), são tantas opções que nós até ficamos meio tontos!

Além disso, os restaurantes, em sua maioria, possuem a temática mágica da Disney – e também são diferentes em cada navio, assim como bares, teatros, salas de cinema, espaço para crianças e piscinas. Toda essa diferença instiga o hóspede a conhecer todos os navios e conhecer novas rotas e destinos.

Como funcionam os restaurantes?

Uma dúvida muito comum é de como funciona a alimentação nos navios. Para café da manhã e almoço, os restaurantes não são atribuídos a você assim que você chega, ou seja, isso significa que você pode ir a qualquer um dos restaurantes que estejam abertos no horário que você procura, e até mesmo ir em opções fast food ou pedir serviço de quarto que funciona 24 horas (lembrando que alguns itens são pagos à parte).

No jantar os seus restaurantes e horários são atribuídos previamente, então você não terá a opção de escolha, e por mais que inicialmente pareça confuso, você consegue encontrar essa informação na chave do seu quarto (ou seu Key To The World Card). Nela você encontra qual será o horário do seu jantar (sendo sempre às 17h45 ou às 20h15) e qual restaurante você irá em cada noite de seu cruzeiro.

Esse é o Key To The World Card.

No exemplo acima temos uma chave do Disney Wonder, portanto a última linha de letras representam a sua rotação para o jantar. O Wonder possui três restaurantes, o Triton’s (TR), Tiana’s Place (TP) e Animator’s Palate (AP) – e fique tranquilo que vamos falar mais sobre eles na matéria do Disney Wonder. Então, nessa chave, por exemplo, você encontra a informação de que todos os dias o seu jantar será às 17h45, na mesa 39 (em todos os restaurantes) e na primeira noite seu restaurante será o Triton’s (especificado como TR), a segunda noite no Animator’s Palate (AP), a terceira no Tiana’s Place (TP) e as noites seguintes serão equivalentes às abreviações na chave. Mais fácil do que parece, não?

É legal saber que cada noite você terá um menu diferente, mesmo indo ao mesmo restaurante a sua experiência de jantar não será a mesma! Dica: se você julgar que seu horário é muito cedo, muito tarde ou prefere mudar a ordem de seus restaurantes é legal visitar o Guest Services (o setor de atendimento ao cliente do navio) no primeiro dia de seu cruzeiro e solicitar essa mudança, não é nada garantido, mas eles sempre tentam acomodar do melhor jeito possível.

Quais são os tipos de cabine?

De maneira geral as cabines dos navios são divididas de 4 formas:

Inside Cabin – Essas são as cabines internas, onde os quartos não possuem nenhuma janela ou vista. É uma cabine de custo mais baixo, mas que ainda assim vale super a pena. Você consegue dormir a qualquer hora sem ser incomodado pela luz do sol! Existem diferentes subcategorias para essa cabine, com diferentes metragens, disposição interna, feitas para mais ou menos pessoas e acessíveis para pessoas com cadeiras de rodas ou mobilidade reduzida.

Cabine sem janela| (c) Disney Cruise Line

Oceanview São cabines com janelas (portholes), podendo ser com portholes grandes ou pequenos, nela você tem o gostinho de ver o mar a qualquer hora, e assim se sentir um marinheiro de verdade! Assim como na inside cabin, a oceanview também tem diferentes subcategorias, com diferentes metragens, disposição interna (sendo elas 1 ou 2 portholes grandes ou pequenos), feitas para mais ou menos pessoas e acessíveis para pessoas com cadeiras de rodas ou mobilidade

Cabine com vista| (c) Disney Cruise Line

Varandah São cabines com varandas, o espaço de fora tem cadeiras para que você possa se sentar e possa curtir um pouco da brisa do mar no conforto de sua cabine. Assim como as outras, elas também têm diferentes subcategorias, com diferentes metragens do quarto e da varanda, disposição interna, feitas para mais ou menos pessoas e acessíveis para pessoas com cadeiras de rodas ou mobilidade.

Cabine com varanda | (c) Disney Cruise Line

Concierge – Essas são as cabines mais caras do cruzeiro, dentro dela estão desde categorias mais simples, com um quarto, dois quartos e até mesmo as chamadas Royal Suites, que são suítes exclusivas, elas são enormes e as mais caras de todo o navio. Além disso, no nível concierge você tem uma pessoa que cuida de tudo para você (seu concierge), e também te dá acessos exclusivos à alguns locais vips do navio.

Royal Suite – A cabine concierge (detalhe que isso é só a sala de estar) | (c) Disney Cruise Line

Todos os espaços também são desenvolvidos para pessoas com deficiência, então na hora da reserva você pode solicitar uma cabine acessível. Caso você tenha alguma condição especial é legal saber que a companhia tenta sempre acomodar da melhor maneira possível, e tenta encontrar a melhor solução para que sua estadia seja ainda mais incrível.

Internet

A internet do cruzeiro deve ser adquirida separadamente, você consegue adquirir o pacote diretamente em seu dispositivo móvel, basta estar conectado á rede Wi-Fi DCL-GUEST, entrar no aplicativo do Disney Cruise Line Navigator e criar a sua conta. Os pacotes de internet são vendidos por megabytes (MB) gastos, e tudo depende da sua necessidade. No navio você tem opção de 4 pacotes: 

  • Pague o quanto gastar (U$0,25 por MB) – recomendo essa opção somente se você precisar entrar e sair em um site; 
  • 100 MB – U$19 
  • 300 MB – U$39 
  • 1 GB – U$89 

Muitas pessoas que precisam de internet perguntam qual é o melhor pacote, mas tudo depende da sua intenção de uso. Vamos pensa o seguinte: para conseguir carregar uma página da internet você gasta em média 1 MB, 10 minutos navegando pelo Facebook (sem ver vídeos) pode consumir 20 MB e carregar um vídeo de 15 minutos no YouTube pode consumir até 500 MB.  

Existem diferentes pacotes de serviços de internet oferecidos por operadoras de celulares, cada uma possui opções e custos diferentes. Se você precisar muito usar a internet durante sua viagem vale a pena consultar sua operadora telefônica e ver qual das opções compensam mais.

Quanto custa viajar no cruzeiro da Disney?

Os custos variam bastante de acordo com 4 fatores:

  1. A categoria da cabine;
  2. O número de pessoas na cabine;
  3. A rota escolhida;
  4. A época do cruzeiro (alta ou baixa temporada).

Mas apenas para exemplificar: uma cabine interna para 1 pessoa sai a partir de US$1300,00. A mesma cabine para um casal sai por cerca de US$1600,00 no total (US$800 por pessoa). Nessa categoria de cabine, que dormem até 4 adultos, a ocupação máxima sairia por cerca de US$2.800,00 (US$700 por pessoa).

Lembrando que é legal procurar por cruzeiros com pelo menos 6 meses de antecedência, assim você encontra mais opções para ver o que se enquadra melhor no seu perfil.

O que está e não está incluso no valor?

Estão inclusos:

  • Acesso aos restaurantes para café da manhã, almoço e jantar, além das opções de fast food que ficam abertas em grande parte do dia;
  • Entretenimento a bordo – shows, atividades, interações com personagens, festas temáticas, noite formal, noite dos piratas (Pirate’s Night), e para cruzeiros temáticos comemorações de Natal, Halloween, Star Wars e Marvel;
  • Acesso às áreas de lazer como piscina, jacuzzi, quadras de basketball, mesas de pingue-pongue, pebolim, teatro, cinema e academia;
  • Acesso à área infantil para que as crianças (e até mesmo adolescentes) aproveitem atividades diferentes e possam interagir e conhecer mais crianças de sua idade.

NÃO estão inclusos:

  • Seguro viagem;
  • Passagem aérea e transporte do aeroporto/hotel para o porto de saída do cruzeiro;
  • Gorjetas (que são cobradas no penúltimo dia de seu cruzeiro), os valores são por dia, portanto mudam de acordo com a quantidade de dias a bordo. Aqui é importante ressaltar que as gorjetas não são obrigatórias (você pode ir até o Guest Services e pedir para que sejam retiradas), porém são muito comuns na cultura americana. Isso acontece como agradecimento as pessoas que prestaram serviços durante sua viagem (e acredite, o serviço delas são realmente bons);
  • Atividades nos portos, como nadar com golfinhos, aluguel de boias, ida e volta da praia para o navio, tours pela região e alimentação fora do navio;
  • Compras dentro e fora do navio;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Restaurante exclusivo, todos os navios possuem o restaurante italiano Palo para brunch (em dias específicos) e jantar que deve ser reservado com antecedência. O valor é de U$40 por pessoa (não incluindo bebida);
  • Serviços de spa;
  • Fotos tiradas durante sua viagem pelos profissionais a bordo;
  • Serviço de babá para bebês (It’s a small world nursery), que é cobrado por hora e necessita de agendamento.
Brunch no restaurante italiano Palo: fala a verdade, não vontade de comer tudo?

Bom, podemos concluir que no Disney Cruise Line, se você espera embarcar em um cruzeiro com um atendimento e padrão dos parques Disney: você estará no lugar certo! Todo o atendimento, entretenimento, produtos, restaurantes estão dentro do padrão Disney que todo mundo espera.