Guia Castaway Cay: a Ilha exclusiva da Disney

A Disney tem uma ilha privada localizada nas Bahamas! Os navios do Disney Cruise Line são os únicos que chegam até essa ilha, que é um pedacinho de mágica no Caribe. Resolvemos falar dela hoje, para você entender um pouco mais desse lugar ou até mesmo se preparar para o seu cruzeiro com o Mickey. Pronto para o guia da Castaway Cay da Disney?

O mais legal de tudo isso é que, mesmo você saindo do navio, você continua sentindo o espírito da magia Disney, como se a Castaway Cay fosse uma extensão de um dos quatro navios do Disney Cruise Line: Magic, Wonder, Dream ou Fantasy. Estar no paraíso, com águas calmas, claras e relaxantes em um lugar bem estruturado faz parte do seu cruzeiro.

Curiosidade: apesar de ser escrito Castaway Cay a pronúncia correta é /ki/, falado como no sotaque bahamense.

Leia também: Disney Cruise Line, o cruzeiro da Disney.

Sejam muito bem-vindos a ilha Castway Cay!

Informações Úteis

  • Você geralmente fica uma média de 8 horas na ilha (chegando as 8h e saindo as 17h). Os horários podem ser diferentes dependendo do dia e estarão disponíveis em seu daily navigator;
  • Mais de 2 navios da Disney podem estar aportados na ilha no mesmo dia, mas geralmente o seu navio será o único aportado na ilha;
  • Nem todos os cruzeiros param na Castaway Cay, verifique o itinerário antes de fechar seu cruzeiro. Os navios Wonder e Magic, por exemplo, são os navios que menos visitam a ilha;
  • Você pode sair e entrar no navio quantas vezes quiser, tenha sempre com você o seu key to the world card (o cartão e chave para sua cabine);
  • Não existem armários disponíveis na ilha, tente deixar todos os seus itens valiosos no navio (inclusive não há necessidade de levar o seu passaporte para a ilha);
  • Você não é obrigado a sair do navio, você pode ficar dentro do navio enquanto ele estiver aportado, mas lembre-se que é um local incrível e vale a pena sair!
  • Castaway Cay, assim como os navios do Disney Cruise Line, não possui nenhum caixa eletrônico para sacar dinheiro.

Praias

A Castaway Cay possui basicamente três praias, que são divididas em dois nomes, e uma área de snorkel. Você não pode nadar em todos os lugares da ilha, pra sua própria segurança, por isso as indicações são bem claras e você consegue identificar bem rápido onde pode ou não ficar e aproveitar o mar das Bahamas.

Castaway Family Beaches

Por mais que tenha um nome só você basicamente encontra duas praias com esse nome, que são as Praias Familiares (family beaches). Você consegue identificar o local que pode ficar porque todas as cadeiras de praia e guarda-sóis estarão logo em frente.

Esse é o lugar perfeito para as crianças, onde as águas são super calmas e cristalinas. Você pode aproveitar o espaço com os pequenos e ficar próximo da maioria das outras atividades da ilha, como restaurantes, clubes infantis, pedalinho, snorkel, etc.

Você tem acesso a essas praias a pé, cerca de 10 minutos da saída do navio, ou com os trams (carrinhos) que te levam super rápido até lá.

Essas são as praias para família, dá pra ver que o mar é bem calmo e as crianças podem aproveitar bastante.

Serenity Bay

A Serenity Bay é uma praia um pouco mais afastada e somente pessoas acima de 18 anos podem ter acesso a essa praia. Se você está fazendo cruzeiro sem crianças esse é o lugar mais tranquilo para ficar um pouco afastado do “centro” e conseguir relaxar com todo o sossego do mundo nessa praia incrível. As águas aqui também são muito calmas e cristalinas, e você pode aproveitar o seu tempo bebendo algum drink ou simplesmente tomando sol.

Você tem acesso a essa praia a pé, que demora cerca de 25 minutos desde a saída do navio, ou pelos trams que te levam até lá. A única diferença é que você precisa parar em um ponto e trocar o seu tram, mas tudo é bem explicadinho e fácil de chegar.

Essa é a Serenity Bay. Consegue perceber a diferença na quantidade de pessoas nessa praia?

Snorkeling Lagoon

Para os mergulhadores de todas as idades, tamanhos e níveis a área para fazer snorkeling (onde você fica boiando e com auxílio de uma máscara e tubo de respiração e consegue observar a vida marinha) é o lugar ideal para você. Os espaços são separados em dois: o Discover Trail para os novatos e o Explorer Trail para aqueles mais experientes.

Você pode encontrar diversos peixes, pedras, corais, espécies marinhas e, quem sabe, algum Mickey escondido pela região enquanto observa o mar.

Cabanas

O interessante de Castaway Cay é que você também pode reservar cabanas (bangalôs) durante a sua estadia na ilha. Esse é um espaço reservado para as pessoas que estão buscando um espaço ainda mais privado e com um pouco mais de conforto. Na ilha você encontra 20 cabanas disponíveis para até 10 hóspedes, e uma delas acomoda até 16.

Se você tiver interesse em reservar esse espaço precisa fazer com antecedência, já que os bangalôs são muito procurados e são reservados rapidamente. Caso você tenha interesse, pode perguntar no Guest Services do navio para checar a disponibilidade, mas o ideal é realizar a reserva antes de chegar ao cruzeiro.

Essas são as Cabanas oferecidas | (c) Disney Cruise Line Blog

Você precisa realizar o seu check-in para as Cabanas no Booth Information 2, ao lado do Pelican Point Tram Stop e será levado até o seu bangalô. Nesses espaços você encontra petiscos, um frigobar com bebidas, toalhas, protetor solar, cadeiras, guarda sol, brinquedos de areia para as crianças, um espaço privado, além de uma área da praia mais tranquila e com menos pessoas. Apesar de todas as vantagens aí vem uma das grandes desvantagens: os preços. Os valores são bem salgados, uma Cabana para até 4 pessoas custa cerca de U$549 e os valores vão aumentando de acordo com a quantidade de pessoas.

Minha recomendação pessoal é que se for a sua primeira vez na ilha, essa talvez não seja uma boa ideia, já que o legal mesmo é conhecer cada cantinho do lugar antes de optar pelos bangalôs, por mais que seja uma ótima opção. Conheça primeiro todas as praias e atrações de lá!

Atrações

Scuttle’s Cove

Esse é um dos clubes infantis para as crianças que fica fora do navio, mas onde elas estarão supervisionadas pelo time de recreação da Disney Cruise Line. O lugar possui uma grande área para atividades na água doce, e um deck macio e alguns lugares com jatos, gêiseres e bolhas.

No Scuttle’s Cove você também encontra o Monstro Point, um espaço de escavação com ossos de uma baleia gigante, para entreter os futuros exploradores e arqueólogos. Nesse mesmo local, visitantes que precisem também pode pegar uma cadeira de rodas especial para andar na areia, o número é limitado e baseado na necessidade de cada um.

A entrada do Scuttle’s Cove | (c) Dole Whipped

Teen Hideout

Esse é o lugar ideal para os adolescentes, que tem entre 14 e 17 anos, passar um tempo em um lounge separado para aproveitar o espaço no seu próprio pedaço de paraíso.

In-Da-Shade Games

Cansou um pouco do sol e agora quer ficar na sombra? Esse é o lugar certo para isso. O In-Da-Shade Games é um espaço para você se esconder um pouco do sol enquanto joga ping-pong, pebolim, basquete e bilhar. Essas atividades estão inclusas no seu pacote, então não se preocupe, você terá acesso a esse espaço.

Pelican Plunge

O Pelican Plunge é uma atração bem divertida e algo mais parecido com um parque aquático. Ele é uma plataforma que faz uma pequena homenagem aos pelicanos da região (deles vem o nome da atração pelican, pelicano em inglês). Ele possui 2 toboáguas diferentes que terminam dentro do mar cristalino.

E não é só isso, além dos dois toboáguas com muitas curvas você também pode ficar esperando um balde d’água, literalmente, que derruba muitos litros de água na cabeça daqueles desavisados, ou até mesmo daqueles que estão esperando para se refrescar.

Tem bastante diversão nesse espaço! A plataforma é bem divertida.

Beach Sports

Um espaço voltado para aqueles que querem praticar um pouco de esporte na ilha, lá você pode jogar vôlei, futebol e o tetherball (aquele jogo em que a bola fica amarrado em um poste e fica girando ao redor dele).

Spring-A-Leak

Um lugar feito para as crianças se divertirem, nele elas vão entrar e explorar o que sobrou de uma casa que foi devastada por uma forte tempestade que passou pela Castaway Cay. Ao entrar na casa eles vão se deparar com encanamentos quebrados, canos vazando e outros itens que estão completamente quebrados por conta da tempestade. Apesar dessa temática a área é bem divertida para os pequenos.

Esse é o Sprink a Leak, onde as crianças podem se divertir! | (c) disboards

Bike Rentals

Alugue uma bicicleta em alguns pontos pela ilha, você pode aproveitar e pedalar despreocupado enquanto aprecia toda a beleza do local. As retiradas das bicicletas são gratuitas, a única condição é que você a devolva no local de retirada.

Observation Tower

A Torre de Observação é um pouco mais afastada, e mais próxima à praia Serenity Bay, lá você sobe na torre e consegue ter uma vista muito bonita da ilha, com todos os espaços verdes e o navio um pouco mais ao fundo. Se você gosta de vistas especiais, esse é um lugar bem interessante para subir e conhecer.

A trilha para a Observatory Tower ficar entre o Pelican Point Stop e Serenity Bay Stop, mais na frente você encontra um local para pegar sua bicicleta.

Castaway Cay 5K

Além de todas as atividades, você também pode participar de uma corrida de 5 km que acontece na ilha. Geralmente há vagas para todos, mas você precisa se inscrever online antes do início do seu cruzeiro ou, quando estiver a bordo, você consegue realizar a sua inscrição no Guest Services.

As corridas não possuem custo adicional, a não ser que você adquira um pacote especial que inclui diversos itens com o emblema da corrida. Nela você corre, ou anda, os seus 5 km em volta da ilha e ao final ganha uma medalha por completar o percurso. É bem legal participar desse evento, mesmo se você não for um aspirante a atleta.

Algumas das medalhas da 5K do Castway Cay | (c) Disney Cruise Line Blog

Aluguéis e Atividades Adicionais

Aqui você consegue alugar equipamentos em certos locais da ilha, para aproveitar ainda mais o seu dia. Você encontra itens como máscara de snorkel, pés de pato, caiaques, prancha de stand up e pedalinhos para até 4 pessoas. As localizações são: Flippers and Boats, Boat Beach e Gil’s Fin and Boats.

Esses itens podem ser alugados com antecedência no Port Adventures ou no Guest Services do navio. Se você tiver reservado algum equipamento específico, o local de retirada está descrito em seu ticket de confirmação para a retirada.

Além desses equipamentos para você realizar atividades livremente, você também pode optar por fazer uma atividade um pouco diferente, como pegar um barco de pesca e ter um encontro especial com arraias. Essas atividades estão sujeitas a disponibilidade, já que tudo depende das condições climáticas.

Perto dos pontos de retirada você essa visão linda no navio, esse é o Disney Wonder.

Comida

Dentro da ilha você encontra pratos que serão oferecidos pelos mesmos funcionários do seu navio. As comidas já estão inclusas no seu pacote, os únicos itens pagos a parte são as bebidas alcoólicas ou certos itens especiais.

Cookie’s BBQ

O restaurante oferece almoço em estilo buffet, você vai encontrar diversas opções diferentes, e fazer o seu prato da forma que preferir. Aqui você pode fazer um prato de saladas, carne, frango, costela e até mesmo montar seu hambúrguer ou cachorro quente. Eles também possuem uma estação de bebidas e uma máquina de sorvete.

Se você estiver procurando algo mais refrescante pode escolher uma das frutas oferecidas. O restaurante fica ao lado do Scuttle’s Cove.

Conched Out Bar

Logo em frente o Cookie’s BBQ, o bar serve diversas opções de drinks, desde as normais até as mais tropicais.

Esse é Counched Out Bar | (c) TripAdvisor

Heads Up Bar

Localizado ao lado do Pelican Point, ideal para ter uma vista mais próxima do mar, e para uma boa visão do navio. Aqui você também encontra diversas opção de drinks, além de ser um espaço mais reservado e vazio.

Cookie’s too BBQ

O segundo Cookie’s too (também) BBQ fica mais próximo ao Pelican Plunge e oferece o mesmo estilo de comida que o outro, com diversas opções de saladas, pratos diferentes, hambúrgueres, frango, costela e cachorro quente para você montar. Ele também possui uma estação de bebidas e uma máquina de sorvete.

Olaf’s Summertime Freeze

Também próximo ao Pelican Point, aqui é local para você encontrar bebidas geladas especiais, que serão servidas em copos de souvenir, para você levar de lembrancinha pra casa.

Uma das bebidas geladas e o copo super fofo do Olaf | (c) Disney

Sand Bar

Logo em frente do Cookie’s too BBQ, o bar também é um lugar relaxante para você pegar uns bons drinks e aproveitar a sua bebida bem perto da área de alimentação.

Serenity Bay BBQ

Esse restaurante serve praticamente a mesma comida que o Cookie’s BBQ, a comida no estilo buffet com opções de salada, carnes, costela, hambúrguer, hot dog, frutas, estação de bebidas e máquina de sorvete. A recomendação é que você escolha almoçar aqui se pensa em passar o dia na praia de Serenity Bay, já que você encontra as mesmas comidas e bebidas dos outros locais da ilha.

Esse é o Cookie’s BBQ, mas todos esses tem a entrada parecida e o mesmo símbolo| (c) TripAdvisor

Air Bar

O Air Bar fica na praia de Serenity Beach, um pouco mais afastada e feita para adultos. Aqui você também encontra diversas opções de bebidas, só que ele é um pouco mais cheio, porque a maioria dos adultos acaba pegando um drink para aproveitar a incrível vista. Você também pode beber algo e depois relaxar em uma das redes logo em frente.

Lojas

Membros Gold e Platinum do Castaway Club possuem desconto em produtos selecionados. Você deve estar pensando como se torna um membro desse club, então vou te explicar. Os hóspedes do cruzeiro são separados em quatro categorias: First Cruise, Silver, Gold e Platinum.

  • First Cruise – primeira vez em um navio do Disney Cruise Line;
  • Silver – quando você completa o seu 1º cruzeiro;
  • Gold – quando você completa seu 5º cruzeiro;
  • Platinum – quando você completa seu 10º cruzeiro.

She Sells Sea Shells and Everything Else

Com um nome que é um trava língua, a loja vende basicamente tudo o que você precisa para passar um dia relaxante na praia: camisetas, vestidos, chapéus, toalhas, canecas, chinelos, brincos e muito mais. Claro que eles estão preparados para vender de tudo caso você tenha esquecido algo, mas o mais interessante é que grande parte dos itens são da ilha, então você pode comprar uma camiseta ou boné com “Castaway Cay” como recordação.

Buy the Seashore

Essa loja não é diferente da anterior, também com camisetas, copos de água, enfeites, bonés, protetor solar e produtos de higiene pessoal. A loja também é uma tentação para aquelas pessoas que procuram itens personalizados da ilha.

Esse é o espaço onde estão localizadas as duas lojas | (c) Disney Cruise Line Blog

Bahamian Retail

Essa loja é meio a parte da Disney, pois ela vende muito mais produtos bahamenses, então nela você não vai encontrar nada do Mickey, mas muito mais itens no estilo do Bahamas. A loja também é bem interessante para você ver um pouco mais do estilo regional.

Outros serviços

Além de todas as atividades que já falamos a ilha também possui alguns serviços adicionais para deixar sua experiência ainda melhor.

Parada do Tram

Os trams são aqueles carrinhos bem compridos que levam várias pessoas. Na ilha de Castaway Cay você encontra quatro paradas de tram e todos eles são localizados em pontos estratégicos para poupar você o máximo possível – imagina que no verão a temperatura é tão alta que andar por lá não é tão fácil.

Esse é um dos trams que te leva para os pontos das ilhas.

O primeiro deles é o Kargo Handling Tram Stop, ele está logo na saída do navio e, quando você chega na ilha, já consegue ser levado para o coração do lugar. O Scuttle’s Cove Tram Stop vai ser a primeira parada onde você pode encontrar as atividades mais próximas do navio, como um dos lados da Family Beach, restaurante e o clube infantil Scuttle’s Cove.

O Pelican Point Tram Stop fica mais próximo ao Pelican Plunge, restauraurante e a segunda aérea da Family Beach, um pouco mais afastado do navio. É nesse ponto que você vai precisar descer e trocar de tram para ir até a Serenity Beach. O Serenity Bay Tram Stop te leva até a praia de adultos e para as Beach Cabanas, onde é um pouco mais afastado do centro. Como eu disse, esse é o ponto onde só tem com conexão com o Pelican Point Tram Stop, se você quiser voltar para o navio precisa fazer a “baldeação” de trams.

Correio

O mais incrível dessa ilha é que você também encontra um correio (Post Office) próximo ao local onde os navios aportam. Lá você pode enviar cartas e cartões postais para casa com um carimbo especial de Castaway Cay, tudo o que você precisa é de um selo para enviar sua carta. Não é sempre que o correio está aberto, já que lá tudo funciona no “horário bahamense” (isso significa que é mais ou menos quando eles querem abrir). Mesmo que ele esteja fechado, você pode comprar a sua carta ou cartão postal na ilha e encontrar o selo a venda no Guest Services dentro do navio, e eles vão cuidar disso para você, só tenha certeza de que você deixe pelo menos 1 hora antes da saída do navio.

Information Booth

Sim, você também encontra dois Guest Services ou Information Booth na ilha, além do que já está dentro do navio. Assim como a maioria das áreas, os Hosts do Castway Cay serão os mesmos funcionários do navio. Você encontra os centros de informação próximo ao Schuttle’s Cove e o outro próximo ao Serenity Bay Tram Stop (e é aqui que você irá realizar o seu check in caso tenha alugado algum dos bangalôs na Castaway Cay).

É nesse lugar que você vai tirar todas as suas dúvidas em relação à ilha, como chegar em certos lugares e, caso tenha perdido alguma coisa, é lá que fica os achados e perdidos. Outra coisa interessante é que, se você perder algo na ilha, os funcionários levarão todos os itens de volta para o navio, então você pode procurar no Guest Services do navio caso tenha percebido que esqueceu algo por lá.

Primeiros Socorros

Claro que é necessário ter um centro de primeiro socorros na ilha, e lá você encontra enfermeiros e médicos disponíveis para te ajudar, com coisas pequenas até mesmo coisas mais sérias que podem acontecer.

Oportunidade de Fotos

Você tem a chance de encontrar personagens da Disney para tirar fotos na ilha, vestindo roupas super fofas de praia! Você encontra três pontos diferentes onde pode tirar suas fotos: um logo na saída do navio ao lado do Kargo Handlling Tram Stop, o segundo próximo ao Boat Beach e o terceiro ao lado do Pelican Point.

Os personagens podem variar de acordo com o dia, mas você geralmente encontra o Mickey, Minnie, Donald, Pateta e Pluto. Claro que todos eles visitam a ilha, mas nem sempre eles estão por lá, por isso é importante ficar atento. Além disso, alguns personagens aparecem de surpresa, como o Capitão Jack Sparrow.

Cheguei sendo recebida por ninguém menos que Pato Donald com essa roupa fofa, e depois vi o Mickey pronto pra aproveitar o dia na ilha.

E o que você achou? Ficou animado para conhecer a Castaway Cay, a ilha da Disney?

Leia também: Guia do Navio Disney Wonder