Festival of the Arts EPCOT 2023

Guia Completo: EPCOT International Festival of the Arts 2023

O EPCOT International Festival of The Arts, é todo dedicado às artes e suas várias formas: pintura, escultura, música, dança e até mesmo gastronomia!

Em 2023 o Epcot International Festival of the Arts acontece entre 13 de Janeiro e 20 de Fevereiro. No festival acontecerão diversos shows, workshops e atividades especiais relacionadas às artes, sendo a maioria dos eventos inclusos no ingresso normal do parque.

O que esperar no Festival:

  • Seminários e workshops de artistas locais e nacionalmente conhecidos, incluindo aulas de desenho, animação, fotografia, topiários, aromaterapia, e muito, mas muuuito mais;
  • Diversos food studios oferecendo opções gastronômicas mais… artísticas;
  • Shows de dança, pintura e música ao vivo, diversas vezes ao dia;
  • Disney on Broadway: artistas da Broadway de NY cantando ao vivo músicas das produções teatrais mais famosas da Disney, como A Pequena Sereia, Aladdin, O Rei Leão, Tarzan e muitos outros!

Para você se preparar e aproveitar ao máximo o evento em 2023, o Disney Point preparou um guia completo do festival de artes, com dicas exclusivas e com a lista completa de workshops e shows divididos por semana. É importante lembrar que a cada semana artistas diferentes estarão se apresentando, então veja certinho qual dia da sua viagem você quer encaixar a visita para conferir o show ou atividade que você mais tem interesse.

Guia Festival of the Arts EPCOT 2023
(c) Disney

5 DICAS IMPORTANTES

1. PEGUE O MAPA E O TIMES GUIDE DO EVENTO

Não importa quantas vezes você já tenha ido ao Epcot: mapa do evento é sempre necessário! Isso porque novas áreas, quiosques, pontos de fotografia especiais e palcos são colocados pelo parque. Tudo fica um pouco diferente do regular. Eu fico me sentindo no The Sims, parece o tempo todo que caiu do céu uma coisa nova hahahaha então é sempre bom pegar o mapa pra saber das novidades! Fora isso, os shows que acontecem ao longo do dia tem horários variados de semana pra semana, então é legal pegar o times guide quando chegar para poder programar melhor o seu trajeto no parque.

2. PEGUE O PASSAPORTE DO EVENTO

Ele é totalmente gratuito, então não hesite em pegar! O passaporte do evento contem uma lista com todas as comidas e bebidas dos quiosques, e a idéia é que você vá colando adesivos conforme for consumindo. Pra mim serviu como um guia mesmo! Eu basicamente fui listando todos os itens que envolviam chocolate descritos no passaporte e fui procurando pelo parque pra comer hahahah! Resumindo, é um guia e uma lembrancinha muito legal!

3. GIFT CARD: UMA MÃO NA RODA!

A graça dos festivais do Epcot é comer nos diversos quiosques do evento. Esses quiosques oferecem porções pequenas de doces, salgados e bebidas, e a idéia é você ir beliscando um pouquinho em cada quiosque mesmo. Então pega carteira, guarda carteira, perde moeda, conta moeda… se você começar a beber os drinks alcoólicos então, pode esquecer! A sugestão que eu dou é: pegue um gift card do evento! Esse cartãozinho é grátis, e você carrega e recarrega quantas vezes quiser com quanto dinheiro quiser em praticamente todas as lojinhas do parque. E o melhor para os bêbados/desatentos de plantão: ela tem até uma molinha pra ficar presa no seu braço como uma pulseira e você não perder!

Um gift card para eventos da Disney
Um exemplo de cartão, ele é pequeno e dá pra usar como se fosse uma pulseira para facilitar o pagamento (e acabar gastando muito mais! (c) Blog Mickey

4. NÃO ESQUEÇA O SEU PASSAPORTE (O DE VERDADE!)

Nos Estados Unidos não se consome álcool com menos de 21 anos, mas é bem comum eles pedirem comprovação de maioridade até pra idoso! Então não deixe de levar seu passaporte para o parque.

5. EVITE FINAIS DE SEMANA

Os festivais do Epcot atraem não só os turistas, mas os moradores locais também. Pra você ter uma idéia, existe uma modalidade de passe anual para residentes da Flórida que se chama “Epcot after 4PM”, que restringe o acesso a somente o Epcot (acreditem, tem muito morador que não tá nem aí pro Magic Kingdom! hahaha). Então o parque fica super cheio nos finais de semana. Se puder, deixe pra visitar entre Terças e Quintas.


ATIVIDADES

PARA AS CRIANÇAS

Além da chance de aprender sobre cultura e artes, as crianças também se divertem com as famosas Scavenger Hunts, ou caça ao tesouro. Você pode comprar um mapa por US$9,99 + taxas e, ao passar pelos países do World Showcase, e a brincadeira ajudar o Figment a aprender mais sobre arte! Ao completar o mapa, era só troca-lo por uma lembrancinha na lojinha mais próxima!

Você pode comprar o mapa nas lojas Creations Shop, Port of Entry e World Traveler.

As crianças também poderão desenhar com giz no World Showcase Plaza das 11:00 às 17:00.

Guia Festival of the Arts EPCOT crianças
(c) Disney

EXPRESSION SESSION: SEJA VOCÊ O ARTISTA!

Uma tela pintada por todo mundo! Essa é uma das minhas partes favoritas do festival. Existe um grande painel onde todos podem contribuir pintando um pedacinho. Ao entrar na fila você ganha um copinho de tinta, um pincel e um número. Esse número corresponde à sua cor, e basta você localizar os quadradinhos com aquela cor e sair pintando! No final você ganha um cartão postal com a imagem que estava sendo pintada.

Guia Festival of the Arts EPCOT expression session
Aqui da pra ver os quadradinhos que você precisa pintar com as cores certas (c) DIsney

COMER É UMA ARTE

E fazer caber no estômago todas as opções disponíveis nesse festival, também. Em 2023 serão 16 stands com comidas inspiradas por arte. Você vai encontrar muitos pratos doces e salgados pelo parque.

A comida é dividida entre os pratos do Food Studios e os pratos do The Wonderful Walk of Colorful Cuisine. Você encontra o cardápio completo to Food Studios aqui.

Para o The Wonderful Walk of Colorful Cuisine, você pode usar o Passaporte do Festival como guia para procurar itens com um destaque especial do cardápio, você consegue marcar seu progresso colecionando um selo depois de cada compra. Depois de comprar 5 dos 7 pratos artísticos e pegar os selos, você pode levar seru passaporte para o Deco Delights e ganhar um cookie Artist Palette.

Guia Festival of the Arts EPCOT comida
O The Deconstructed Dish do selo verde (c) Disney

Aqui em baixo você encontra todos os pratos do Walk of Coloful Cuisine, onde cada selo representa uma cor do acro-íris:

  • Gourmet Landscapes, selo vermelho – Um tartare de beterraba assada em laranja vermelha com vinagrete de mostarda, shimeji branco em conserva e beterraba-dourada.
  • Moderne, selo laranja – São Vieiras grelhadas com purê de abóbora-manteiga e baunilha, purê de couve-flor e manteiga dourada e espuma de limão.
  • Vibrante & Vivido: Encanto Cocina (comida inspirada no filme Encanto), selo amarelo – Empanada de linguiça chouriço e batata com molho aioli com cúrcuma e molho aioli com colorau.
  • The Deconstructed Dish, selo verde – Torta de lima-da-pérsia desconstruída: Creme de lima-da-pérsia, mousse de “lima-da-pérsia”, bolo de biscoito graham e merengues.
  • Deco Delights, selo azul – Mousse de laranja com bolo de limão siciliano e merengues de framboesa.
  • Pop Eats, selo azul claro – Bolo de frangipane de amêndoas com camadas geleia de framboesa e chocolate belga.
  • Figment’s Inspiration Station na Odyssey: Art, Food and Little Sparks of Magic, selo violeta – Cookie de açúcar com recheio de mirtilo.

FOTOS DIVERTIDAS

Diversos pontos de Photopass estão espalhados pelo parque, onde você pode recriar pinturas famosas! São vários pontos ao redor do World Showcase! Em 2023 você pode encontrar nos seguintes locais:

  • International Gateway: O Almoço dos Barqueiros – Pierre-Auguste Renoir
  • The American Adventure (Pavilhão Estados Unidos): Washington cruzando o Delaware – Emanuel Leutze
  • Entre o Pavilhão da Itália e Alemanha: Mona Lisa – Leonardo da Vinci
  • Entre o Pavilhão da Itália e Alemanha: O Grito – Edvard Munch
  • Pavilhão da Itália: O Nascimento de Vênus – Sandro Botticelli
  • Pavilhão do México: Uma homenagem à Frida Kahlo
  • Ponte para o World Showcase: Peter Pan Storybook
  • Ponte para o World Showcase: Terraço do café na praça do fórum – Vincent van Gogh

DISNEY ON BROADWAY

No pavilhão American Adventure fica o principal palco de shows do Epcot, o American Garden Theatre. Lá você confere os shows principais do Festival de Artes, o Disney on Broadway. Todos os artistas que se apresentam aqui já tiveram papéis importantes na Broadway em NY! O Kevin Massey, por exemplo, era o próprio Tarzan no espetáculo, enquanto a Ashley Brown já atuou como a princesa Bela e a Mary Poppins!

Apresentações da Broadway com atores e cantores famosos e talentosos.
(c) Disney

O shows acontecem diariamente às 17:30, 18:45 e 20:00 entre os dias 13 de Janeiro a 20 de Fevereiro.

  • 13 de janeiro – Kara Lindsay (Newsies) e Kevin Massey (Tarzan)
  • 14 de janeiro – Arielle Jacobs e Adam Jacobs (Aladin)
  • 15 e 16 de janeiro – Kara Lindsay (Newsies) e Kevin Massey (Tarzan)
  • 17 e 18 de janeiro – Arielle Jacobs e Adam Jacobs (Aladin)
  • 19 e 20 de janeiro – Kara Lindsay (Newsies) e Kevin Massey (Tarzan)
  • 21 e 22 de janeiro – Arielle Jacobs e Adam Jacobs (Aladin)
  • 23 de janeiro – Patti Murin (Frozen) e Robert Creighton (A Pequena Sereia)
  • 24 de janeiro – Mandy Gonzalez (Aida) and L. Steven Taylor (O Rei Leão)
  • 25 e 26 de janeiro – Patti Murin (Frozen) e Robert Creighton (A Pequena Sereia)
  • 27 e 28 de janeiro – Mandy Gonzalez (Aida) e L. Steven Taylor (O Rei Leão)
  • 29 e 30 de janeiro – Patti Murin (Frozen) e Robert Creighton (A Pequena Sereia)
  • 31 de janeiro e 1 de fevereiro – Mandy Gonzalez (Aida) e L. Steven Taylor (O Rei Leão)
  • 2 e 3 de fevereiro – Patti Murin (Frozen) e Robert Creighton (A Pequena Sereia)
  • 4 e 5 de fevereiro – Mandy Gonzalez (Aida) e L. Steven Taylor (O Rei Leão)
  • 6 de fevereiro – Ashley Brown (Mary Poppins) e Michael James Scott (Aladin)
  • 7 de fevereiro – Kissy Simmons (O Rei Leão) e Josh Strickland (Tarzan)
  • 8 e 9 de fevereiro – Ashley Brown (Mary Poppins) e Michael James Scott (Aladin)
  • 10 e 11 de fevereiro – Kissy Simmons (O Rei Leão) e Josh Strickland (Tarzan)
  • 12 e 13 de fevereiro – Ashley Brown (Mary Poppins) e Michael James Scott (Aladin)
  • 14 e 15 de fevereiro – Kissy Simmons (O Rei Leão) e Josh Strickland (Tarzan)
  • 16 e 17 de fevereiro – Ashley Brown (Mary Poppins) e Michael James Scott (Aladin)
  • 18 e 19 de fevereiro – Kissy Simmons (O Rei Leão) e Josh Strickland (Tarzan)
  • 20 de fevereiro – Uma apresentação especial estrelando Ashley Brown (Mary Poppins), Josh Strickland (Tarzan), Kissy Simmons (O Rei Leão) e Michael James Scott (Aladin)!

Os shows são super concorridos, então chegue cedo pra garantir um lugar! Se você estiver querendo ter certeza de que não vai perder, uma ótima opção é o Disney on Broadway Dining Package. Com o pacorte você tem direito a um jantar em um dos restaurantes participantes e ainda ganha assento prioritário para um dos shows do dia. Os pacotes estão disponíveis para almoço ou jantar, e incluem restaurantes com buffets à vontade ou restaurantes que oferecem entrada + prato principal + sobremesa + bebida não alcóolica. As reservas podem ser feitas online, e os restaurantes participantes são:

  • Akershus Royal Banquet Hall (Noruega)
    Almoço ou Jantar: US$74 Adultos e US$48 Crianças
  • Biergarten Restaurant (Alemanha)
    Almoço ou Jantar: US$60 Adultos e US$34 Crianças
  • Coral Reef Restaurant (Future World West, The Seas Pavilion)
    Almoço ou Jantar: US$69 Adultos e US$27 Crianças
  • The Garden Grill (Future World West, The Land Pavilion)
    Almoço ou Jantar: US$66 Adultos e US$43 Crianças
  • Rose & Crown Dining Room (Reino Unido)
    Almoço ou Jantar: US$59 Adultos e US$25 Crianças
  • Spice Road Table (Marrocos)
    Almoço ou Jantar: US$47 Adultos e US$20 Crianças
  • Regal Eagle Smokehouse: Craft Drafts & Barbecue (Estados Unidos)
    Almoço ou Jantar: US$35 Adultos

Lembrando que o valor do adulto é a partir de 10 anos e as crianças de 3 a 9 anos. A quantidade de pessoas nas reservas é a mesma quantidade de lugares garantidos no show.

WORKSHOPS E PALESTRAS

O Festival de Artes tem ainda diversos workshops e seminários pra você participar. Muitos são gratuitos, a grande maioria deles! Mas eu vou confessar pra vocês: toma muito tempo do parque. Eu só fiz um pra ver como era e adorei, mas se você só tiver um dia no parque, não recomendo perde-lo com os workshops.

E MUITO MAIS!

O Festival é tão completo que até agora o que a gente falou, são as atrações principais e mais concorridos, mas o Festival of the Arts também oferece aulas de animação, que acontecem no America Gardens Theatre das 12:30 às 13:00 diariamente, apresentações musicais de violão e harpa, e performances com acrobacias.

Para conferir todas as outras atividades não esqueça de pegar o Times Guide na entrada do parque, e também baixar o aplicativo My Disney experience para ficar por dentro dos horários e o que cada dia promete.

Os acrobatas usam a força, equilibro e elasticidade.
(c) Disney

Leia Mais
placa com tempo de fila da Tower of terror
Como lidar com as filas nos parques de Orlando