Saber planejar quanto tempo você deve ficar em Orlando para conhecer a cidade é um passo fundamental a ser feito antes de comprar as passagens aéreas. Imagina comprar as passagens numa promoção relâmpago e depois descobrir que não vai dar tempo de ver nem metade das coisas que você esperava?
Antes de tudo, um fato: nem que você fique um mês em Orlando fazendo tudo sem descansar, você conseguirá fazer todos os passeios e atrações da cidade. Não fique frustrado caso você perceba que não vai conseguir fazer nem metade das coisas que queria, seja por motivo de tempo, seja por dinheiro. É preferível aproveitar 100% de uma atividade do que tentar colocar 3 atividades no mesmo dia só pra dizer que foi.
Nessa matéria vou explicar pra você quanto tempo você precisa, em média, para fazer os passeios mais populares de Orlando, bem como contar um pouquinho sobre cada uma, pra que você consiga saber se é algo que você realmente quer fazer ou se não tem nada a ver com o perfil do seu grupo.
Você conseguirá facilmente combinar algumas atividades para aproveitar melhor o dia e otimizar a sua viagem. Isso também vai te ajudar a conseguir programar melhor a compra de ingressos futuramente, pra que você não compre nem dias a mais, nem a menos.
Dividindo o dia em 3 períodos, eu classifiquei as atividades em 1 período, 2 períodos ou 1 dia inteiro.
Walt Disney World Resort
A Disney possui:
- 4 parques temáticos (Magic Kingdom, Epcot, Hollywood Studios e Animal Kingdom);
- 2 parques aquáticos (Typhoon Lagoon e Blizzard Beach);
- 1 centro comercial (Disney Springs);
- 1 complexo esportivo (ESPN Wide World of Sports);
- Além de mais de 30 Resorts que por si só já são um super passeio caso você queira conhece-los, especialmente o Boardwalk, que tem um monte de restaurantes e atividades no pier.
- Se você curte golfe, você terá 4 opções de campos para jogar. Para mais detalhes acesse Walt Disney World Golf.
Magic Kingdom | 1 ou 2 dias
O Magic Kingdom é o parque que todos pensam instantaneamente quando se fala em ir pra Disney. É o parque onde está o castelo da Cinderella, e onde você vai respirar magia da hora que chegar até a hora que for embora. Esse parque agrada todas a idades e perfis, e é o que mais tende a encher, justamente por ser o mais famoso. E eu acredito fortemente em uma coisa: se você não foi ao Magic Kingdom, você não foi a Disney! É um parque com bastante coisa pra fazer: muitos shows com personagens no castelo, 2 paradas, show de fogos e 6 áreas temáticas diferentes com muitas atrações. Aqui você vai deixar o mundo de real e mergulhar no passado, no amanhã e na fantasia. As áreas temáticas são Adventureland, Frontierland, Liberty Square, Fantasyland e Tomorrowland.
Confira a matéria especial: Roteiro Grátis para o Magic Kingdom
É um parque que só se você chegar cedo (o que vale muito à pena porque a abertura é linda) você conseguirá aproveitar inteiro em 1 dia. Eu particularmente só digo que eu cheguei em Orlando quando vou ao Magic Kingdom, e não me despedi direito se não passei minha última noite da viagem lá também. Então eu recomendo 2 dias se você tiver essa disponibilidade. Caso não tenha, um dia é o suficiente se bem aproveitado, mas não recomendo dividi-lo com outros parques. E por favor, não perca o Happily Ever After!, o show da noite!
Epcot | 1 dia
O Epcot é meu parque favorito de todos, então se eu tivesse 10 dias pra ir nele, não seria o suficiente. A paixão é tanta que quando fui trabalhar na Disney eu pedi para a recrutadora me colocar lá (e fui atendida!). O parque é divido em 2 partes principais, Future World e World Showcase. Enquanto o Magic Kingdom celebra a fantasia, O Epcot celebra a imaginação e as inovações que possibilitaram desbravar territórios além do horizonte (outros continentes, outros planetas), e que permitem também comunicação, a nível global em tempo real. Durante a sua visita você consegue em menos de 4km percorrer 11 países e conhecer mais sobre a cultura de cada um, mesmo sem uma passagem aérea de volta ao mundo (e gente, eu acho isso incrível).
Uma coisa muito legal do Epcot são os festivais que acontecem ao longo do ano. Clique aqui para saber mais sobre eles.
Se você chegar com o parque abrindo e já garantir as atrações Soarin’ e Test Track logo no início, você vai conseguir fazer a parte do Future World até umas 14h, e ficar com a tarde toda para percorrer os países. Tem bastante coisa para as crianças, mas é um parque mais cultural e lúdico do que “mágico”.
Confira a matéria especial: Roteiro Grátis para o Epcot
Hollywood Studios | 1 dia
O Hollywood Studios é o menor parque da Disney em termos de área, mas é um parque com atrações icônicas. Esse parque é 100% dedicado ao entretenimento, dando destaque aos grandes clássicos do cinema, da música, e da televisão. O show da noite, Fantasmic!, é imperdível, com muitos personagens e músicas clássicas da Disney. O parque tem tanto atividades para crianças pequenas como o Disney Junior Live, shows ao vivo da Bela e a Fera, entre outros, até atrações mais emocionantes como a Rock’n Roller Coaster com o Aerosmith e a Tower of Terror. Mais recentemente o parque inaugurou áreas com ainda mais atrações, na fofíssima Toy Story Land, e na incrível Star Wars Galaxy’s Edge, o que fazem o parque ser um dos que com certeza vai tomar todo o seu dia. Recomendamos começar o dia cedo aqui também, pra poder aproveitar tudo!
Confira a matéria especial: Roteiro Grátis para o Hollywood Studios
Animal Kingdom | 1 dia
O Animal Kingdom é um parque muito agradável para passear. Ele é super arborizado, por isso tende a ser mais fresco e úmido. É um parque que costumava abrir cedo e fechar cedo, por causa da rotina dos animais, mas isso mudou com a nova área de Avatar, Pandora! Aqui a Disney celebra o reino animal através das histórias clássicas que figuram personagens icônicos, como o Rei Leão, Procurando Nemo e Vida de Inseto, entre vários outros.
Confira a matéria especial: Roteiro Grátis para o Animal Kingdom
Mas além do contato direto com diversas espécies de animais, o Animal Kingdom também tem ação! A Everest é uma montanha-russa que sobe até o topo da famosa montanha, e alguns têm a sorte (ou seria azar?) – de dar de cara com o temido Yeti! O parque conta também com muitas atividades para os pequenos, como os musicais, playgrounds e mini fazendinha de animais. Então super vale gastar pelo menos um dia aqui aproveitando tudo, fora que algumas das atrações do parque como a Flight of Passage e Everest costumam ter um pouco mais de fila.
Disney Springs | 1 período
Na verdade, se você for 30 vezes em Disney Springs, não vai ter comido em todos os restaurantes que tem por lá! Antes chamado de Downtown Disney, o espaço passou recentemente por uma repaginada super bacana, ampliando muito a quantidade de lojas, restaurantes e atividades. É um lugar bastante agradável e de entrada franca (e estacionamento gratuito!), e que muita gente deixa de colocar nos roteiros.
Eu só recomendaria passar um dia inteiro por lá se você tivesse uns 20 dias em Orlando, mas caso não tenha tudo isso, tente deixar para primeira noite de chegada em Orlando (se não estiver muito cansado) ou para sair de um parque aquático e ir curtir a noite por lá! São muitas lojinhas, shows ao vivo, restaurantes de todos os gostos e preços, cinemas, boliche… tem até um balão se você quiser ver a Disney de cima!
Confira a matéria Guia Completo – Disney Springs para saber mais sobre a área!
ESPN Wide World of Sports | 1 período
Se você é um aficionado por esportes ou tem um filho que é, vai ser uma experiência bacana. Mas só vá caso você tenha tempo sobrando ou se realmente fizer questão, não é uma parada obrigatória, além de não ser de graça. Eu mesma só fui conhecer por lá quando já tinha ido muitas vezes a Orlando. O complexo possui quadras e estádios de diversos esportes, e abriga vários eventos esportivos amadores e profissionais durante o ano. Em 2014 ele foi a casa do Orlando City, o time de futebol onde o Kaká jogava. Eu particularmente acho mais bacana tentar encaixar um jogo no seu roteiro do que apenas visitar o complexo pra conhecer.
Universal Orlando Resort
O Universal Orlando Resort é um complexo composto por:
- 2 parques temáticos (Universal Studios e Island of Adventure);
- 1 parque aquático (Volcano Bay)
- 1 centro comercial (Universal City Walk);
- 5 resorts de diversas categorias.
Ele é consideravelmente menor do que a Disney, mas também é bastante popular. A vantagem é que, por ser menor, você consegue mais facilmente otimizar o seu dia e aproveitar mais coisas de uma vez só.
Universal Studios | 2 períodos a 1 dia
Com a inauguração do Beco Diagonal do Harry Potter, esse parque deu um boom! Ele andava super vazio, sempre com as mesmas 2 ou 3 atrações lotadas e o resto às moscas, mas agora tá outra coisa. O Universal abriga duas montanhas-russas super emocionantes, a Rock It! e a Revenge of the Mummy, do filme Múmia, mas também tem diversas opções para os pequenos, com atividades do Barney, Fível (lembra dele, gente?!), E.T., Bob Esponja, Shrek e Minions. Dá pra chegar lá cedo e sair por volta das 18 ou 19h com tudo feito. Se você estiver indo em baixa temporada é possível utilizar o dia inteiro para faze-lo com o Island of Adventure. Mas eu particularmente acho que vale um dia só pra ele sim! 🙂
- Confira o nosso Roteiro Grátis – Universal Studios
Islands of Adventure | 2 períodos a 1 dia
O Islands of Adventure é um parque com muito mais adrenalina do que o seu vizinho Universal Studios. Ele abriga a montanha-russa do Hulk, e a montanha-russa/simulador Forbidden Journey do Harry Potter. Recentemente também foi inaugurada a atração Skull Island: Reign of Kong, do filme King Kong, e também uma nova montanha-russa de Harry Potter, a Hagrid’s Magical Creatures Motorbike Adventure que está fazendo o maior sucesso.
Mas não é só isso, porque existem muitas outras atrações de dar frio na barriga. Tem também diversas atrações que molham, como Jurassic Park e a Dudley-do-Rights, o que salva muito no verão. Para os pequenos, existe uma land inteira baseada nas histórias do Doctor Seuss, com muitas atividades. Se você for no inverno e evitar as atrações que molham, ou for na baixa temporada, dá pra fazer no mesmo dia que o Universal Studios. E atenção fãs de Harry Potter: enquanto você tem o Beco Diagonal no Universal Studios, aqui no Islands of Adventure você tem acesso a Hogwarts e Hogsmeade!
DICA | HARRY POTTER: se você comprar o ingresso com a opção Park-to-Park, ou 2 parques por dia, você poderá chegar da Kings Cross Station no Universal Studios até Hogwarts de MAGICAL EXPRESS. Você atravessará a parede da Plataforma 9¾ e pegará um trem com muitas surpresas no caminho.
CityWalk | 1 período
Uma vantagem aqui é que para entrar no Universal Studios ou no Island of Adventure você tem que obrigatoriamente passar pelo CityWalk. Com isso, o trajeto para o parque já é um passeio! O CityWalk conta com diversas lojas e restaurantes, incluindo o famoso Hard Rock Café, além de exibições do grupo Blue Man Group. Se sobrar tempo e energia, vale passar o restante do dia após a visita a um dos parques da Universal em algum restaurante ou até barzinho daqui!
Sea World Group
O Sea World Group é composto por:
- 2 parques temáticos (SeaWorld e Busch Gardens);
- 3 parques aquáticos (Discovery Cove, Aquática e Adventure Island)
SeaWorld | 2 períodos
Como eu estou aqui pra ajudar você que às vezes passou a infância toda vendo a baleia Shamu na tv e sonhando em um dia ir nesse parque, vou falar sobre ele. Eu assisti ao documentário Black Fish, e eu sinceramente acredito nas acusações de maus tratos aos animais. Acontece que eu fui recentemente no SeaWorld, e tive uma grata surpresa! Todos os animais estavam sendo extremamente bem tratados, e eu não vi em momento algum nenhum treinador obriga-los a nada. Eles ganhavam recompensa mesmo não fazendo os truques, e eu me senti muito mais aliviada. Eu ainda acho que os animais não deveriam estar em cativeiro, mas felizmente os que estão por lá, estão bem cuidados e em recuperação. A maioria recebe o tratamento para retornar à natureza em poucos meses.
O Sea World é um parque bem tranquilo o ano todo, e uma alternativa para os dias mais cheios dos parques da Disney em alta temporada. A maioria das atrações são shows com animais, onde entram muitas pessoas por vez, e as montanhas russas Manta, Kraken e Mako são muito boas. É um parque rápido por ser vazio, e se você chegar umas 9h, às 16h já vai ter feito tudo, dá pra encaixar Disney Springs ou compras depois.
Busch Gardens | 2 períodos
O Busch Gardens fica em Tampa Bay, cerca de 1h30 de Orlando. Se você gosta de montanhas-russas, esse parque vai ser o seu favorito da viagem. Agora, se você está levando crianças pequenas e/ou você não liga para essas atrações mais emocionantes, economiza nesse parque e vai curtir outra coisa. 70% das atrações são as montanhas russas, e o restante é “mais do mesmo”: filmes 3D e playgrounds que a Disney dá de 1000 a 0 na qualidade, e a mesma interação com animais que você pode ter no Animal Kingdom.
O Busch Gardens é um parque que você também consegue curtir até 17h e ficar com a noite livre, mas por ter uma distância a ser percorrida até Orlando, não dá pra fazer tanta coisa assim depois. Mas claro, toda hora é hora de fazer umas comprinhas, e o Outlet de Tampa é bem bacana.
Outros Parques
Legoland | 2 períodos
O Legoland é um parque bem lúdico, e totalmente voltado para crianças. Mas se você for louco por Lego como eu e tiver dias sobrando, vale conhecer, porque é super bonitinho. Também é um parque rápido, e te deixa com a noite livre, mas assim como o Busch Gardens, ele fica mais afastado de Orlando e você deve considerar cerca de 1 hora pra chegar e voltar de lá.
Kennedy Space Center | 2 períodos
O Kennedy Space Center fica em Cape Canaveral, cerca de 1h de Orlando, e é uma estação espacial de verdade, de onde, se você der sorte, poderá até mesmo ver lançamentos de foguete ao espaço! Lá você também encontra aeronaves históricas e vários outros itens, além de poder assistir shows, fazer vários tours de ônibus e vivenciar o Shuttle Launch Experience, uma simulação de viagem ao espaço. O KSC também possui 2 salas de cinema IMAX. O parque fecha entre 17h e 19h, dependendo do dia, então dá pra fazer as famosas comprinhas da noite.
Parques Aquáticos
Se você estiver planejando ir entre Dezembro e Fevereiro, das duas, uma: ou você descarta os parques aquáticos do seu roteiro, ou você deixa alguns dias livres no roteiro e compra os ingressos lá mesmo em Orlando, se o tempo estiver bom. Tem dias que faz muito frio, e tem dias que os parques aquáticos nem abrem. Eu só aproveitei meeeesmo os parques aquáticos quando trabalhei na Disney a segunda vez, e fiquei lá de Maio a Agosto.
Disney’s Typhoon Lagoon | 1 a 2 períodos
O Typhoon é o parque aquático mais visitado do mundo! A lenda que contam sobre o surgimento do Typhoon Lagoon é bem misteriosa. Dizem que ele surgiu depois de um tufão, que acabou colocando o barco Miss Tilly no topo do Monte Mayday! Ele fica localizado próximo ao Disney Springs, e se você passar a manhã ou a tarde lá, vai conseguir brincar mais de uma vez em todas as atrações. Eu gosto de combina-lo com Disney Springs, mesmo: saio do Typhoon por volta das 16h e vou comer um “almojanta” caprichado por Disney Springs e aproveito pra ver as lojinhas.
Disney’s Blizzard Beach | 1 a 2 períodos
O Blizzard Beach é o parque mais novo deles e já está logo atrás do Typhoon Lagoon como o segundo parque aquático mais visitado do mundo. Ele fica próximo ao Animal Kingdom, e “surgiu” depois de uma tempestade neve inesperada na Flórida, que acabou dando lugar à primeira estação de esqui no estado. Mas como estamos falando de Flórida, a neve não durou muito. Assim surgiram atrações incríveis nas áreas alagadas pela “neve derretida”! Aqui você também não vai gastar todo o seu dia, então pode planejar algo para após as 18h.
IMPORTANTE: os parques aquáticos não ficam abertos os 365 dias do ano. A Disney cuida pra não fechar os dois ao mesmo tempo, mas ambos entram em recesso anualmente.
Volcano Bay | 2 períodos
O Volcano Bay é o parque aquático da Universal Orlando, um dos mais novos da cidade. Aqui você encontra uma montanha-russa aquática sensacional, a Krakatau Aqua Coaster, e diversas outras atrações aquáticas no pé de um vulcão em erupção. É um parque que tinha tudo pra ser rápido, mas as filas tomam o dia todo. Então eu recomendo que você chegue cedo para conseguir aproveitar tudo, e saia de lá para jantar no CityWalk!
Aquática | 1 a 2 períodos
O Aquática é mais um parque aquático da região, e pertence ao grupo do Sea World. Eu acho ele super diferente, especialmente por causa do Dolphin Plunge, um escorregador que passa por dentro da água e você consegue ver os golfinhos nadando! Também é um parque que dá pra curtir com alguma outra atividade à noite.
Discovery Cove | 2 períodos
O Discovery Cove também pertence ao Sea World, mas é um parque aquático bem diferente dos outros: ele não tem atrações com tobogãs e bóias. O Discovery Cove é na verdade uma reserva, onde você pode nadar com golfinhos e diversas outras espécies. Visitar o parque no inverno é uma péssima idéia, já que as águas já são super geladas no verão por causa dos animais. E importante, você só pode visitar o local com agendamento, então planeje com muita antecedência essa ida. Dá para combinar o Discovery Cove com outras atividades tranquilamente.
Orlando Além dos Parques
A maioria das atividades além dos parques que estão na International Drive, como a WonderWorks e o Ripley’s Believe it or Not, duram de 2 a 3 horas. Essas atividades dependem muito do seu perfil pessoal. Eu pessoalmente fiz na primeira vez que fui à Orlando e nunca mais hahaha…
O ICON Park, por outro lado, vale mais o passeio. Lá você encontra diversos restaurantes e atividades, como a roda gigante The Wheel (conhecida antes como Orlando Eye), o museu de cera Madame Tussauds e o Sea Life Orlando Aquarium. Apesar de ter tudo isso pra ver, não é um passeio de dia inteiro. Dá pra ir umas 10h e sair por volta das 16h, ou passar o dia em um parque rápido como o SeaWorld ou um parque aquático e ir jantar por lá.
Compras
Bom, aqui é algo totalmente pe$$oal, variando de acordo com o perfil do seu grupo e da sua conta bancária. Eu já fiz viagens que acabei indo ao shopping ou aos outlets umas 10x (em… 10 dias, pois é), e já fiz viagens que cheguei no aeroporto, peguei o Magical Express e fiquei 10 dias sem pisar pra fora do Complexo Disney. As comprinhas foram todas feitas online e entregues no hotel.
Existem muitos shoppings e outlets em Orlando, sendo os mais famosos shoppings o Florida Mall e o Mall at Milenia, e os Outlets Premium Vineland, Premium International Drive e Lake Buena Vista Factory Stores. Se você tem interesse em eletrônicos, o Best Buy é a melhor opção, mas como lá só vende eletrônicos, é um passeio rápido (ou não, eu já fiquei 4 horas lá escolhendo um notebook uma vez). Eu pessoalmente acho mais interessante combinar algum parque mais rápido com as compras depois, especialmente em tempos de dólar alto, mas já fiz muito de passar o dia no outlet e à noite ir jantar em Disney Springs ou Universal Citywalk.
Dica: Supermercados
Eu gosto de começar a viagem indo a um supermercado pra poder me abastecer de água e lanchinhos para os parques, além de protetor solar, que lá é muito mais barato (US$7 um Banana Boat, gente, eu compro de monte pra trazer). Você paga quase 3 dólares por uma garrafinha de 500 ml no parque, ou 4 dólares por um total de 12 garrafas da mesma água no supermercado! Não vou nem falar na economia nos salgadinhos e bolachas (biscoito pros cariocas)! Claro que bom, a hora que você for pagar você vai ver que 10% dos seus gastos são as coisas para os parques e os outros 90% são coisas que você nem sabia que precisava mas agora não pode viver sem hahaha! Você vai encontrar muuuitos cosméticos, artigos de bebê, material escolar, brinquedos, utilidades domésticas, cama, mesa e banho, além de eletrônicos e ferramentas. Se eu te contar que em casa até meu travesseiro é do Walmart de Orlando, você acredita?! 3 dólares e deliciosamente incrível. Eu fico facilmente 4 horas dentro de um supermercado e deixo 500 dólares brincando (mas juro que só fui comprar um negocinho rápido).
São duas as redes mais famosas de supermercados por lá: Walmart e Target. Geralmente quem ama um, não abre mão. Eu sou Team Walmart, lá tem muito mais bugiganga do que o Target, mas é algo totalmente pessoal. Conheço gente que acha o Walmart bagunçado, por exemplo. Aproveita que dá tempo de ir nos dois e depois vem contar qual você mais gostou. E prepara a câmera em ambos, porque eu já encontrei a Xuxa comprando edredom e o Faustão comprando panela nos supermercados de lá. Cada corredor é um flash!
Com essas dicas você conseguirá saber quantos dias a sua viagem terá que durar pra que você faça tudo o que o seu grupo deseja. É impossível ver tudo de uma vez só, então não fique frustrado por conta disso. Nem morando lá eu consegui ver tudo, precisei de muitas viagens pra conseguir ter esse panorama.
Escolha as suas prioridades dentro das suas possibilidades, e deixe muitos motivos pra voltar pra Orlando nas próximas férias!