Que horas são em Orlando?

Entenda a diferença do fuso-horário ao longo do ano

Você fez um ótimo vôo até Orlando, e resolve ligar para a sua família para contar que chegou bem. Sua mãe atende o telefone assustada, achando que aconteceu alguma coisa, afinal: quem liga 1 da manhã pra bater papo?! Talvez você nem tenha pensado nisso, mas Orlando está em um fuso-horário diferente do Brasil. E, pra complicar, eles também tem horário de verão nos Estados Unidos. A diferença de horário muda 2 vezes ao longo de um ano! E hoje você vai aprender que horas são em Orlando nos 12 meses do ano!

Fuso-Horário

Orlando está no mesmo fuso horário que Nova York, que é o GMT -5. A maioria das cidades brasileiras está no GMT -3.

Mas o que é GMT? GMT é a sigla para Greenwich Mean Time, aquele sistema de fuso-horário onde toda a Terra é representada com riscos longitudinais definindo as horas. Nesse esquema, Londres aparece como GMT 0 (zero), por ser o ponto inicial. Quem vem à esquerda, como a gente, tem um “- (menos)” na frente, e quem vem depois, como o Japão, tem um “+ (mais)”. Por exemplo, Se são 12h em Londres, são -3 horas em São Paulo (GMT -3), e portanto 9h.

– Então pronto! São 2 horas diferença!
Calma, não é tão simples quanto dizer que Orlando está 2 horas antes do Brasil! E eu vou explicar o motivo aqui embaixo, vem comigo:

Summer Saving Time

Os Estados Unidos tem horário de verão, e seguem 1 hora para frente: lá é chamado de Summer Saving Time e, diferente do Brasil, os relógios mudam às 2h da manhã. Ou seja, você vai dormir e, quando acordar, já terá mudado tudo. E não tem essa dos bares funcionarem 1 hora a mais, que nem aqui no Brasil! Eu já caí nessa ilusão! haha

O horário de verão americano vai normalmente do segundo domingo de Março, ao primeiro domingo de Novembro. O Summer Saving Time começa dia 14 de Março em 2021, seguindo até o dia 7 de Novembro. Em 2022 o Summer Saving Time, começará no dia 13 de Março, e encerrará no dia 6 de Novembro.

Afinal, que horas são em Orlando?

Depende do dia e do mês. Orlando pode estar de 1 a 2 horas atrás do Brasil!

Vamos pensar no exemplo, 10 horas da manhã em São Paulo:

  • Entre meio de Março e início de Novembro, estamos 1 hora adiantados (9hs da manhã em Orlando);
  • Entre meio de Novembro e início de Março, estamos 2 horas adiantados (8hs da manhã em Orlando).

Agora ficou fácil saber que horas são em Orlando durante a sua viagem, né?! 😀