O Tiffins é mais do que um restaurante sofisticado e super exótico: é uma verdadeira galeria de arte baseada nas aventuras e viagens que deram origem ao Animal Kingdom, feitas pela Ásia, África e Américas Central e Latina. Pode não parecer de fora, mas ele é um dos restaurantes mais bem ambientados e imersivos da Disney.
Como um restaurante premium, já vou logo avisando: o preço também é, digamos… “premium” hahahah mas vale cada centavo. Uma coisa é fato: nem sempre uma viagem pra Disney é sobre economia. Muitas vezes a gente procura uma experiência inesquecível, que vale um investimento maior, em um momento especial. E se é justamente isso que você estava procurando, acabou de encontrar no Tiffins!
O Tiffins é um restaurante sobre o Animal Kingdom e suas áreas distintas. Por isso, a localização não poderia ser diferente: o restaurante fica na área central do parque, a Discovery Island. A Discovery Island, além de central, é justamente seu ponto de partida para todas as áreas do Animal Kingdom.
É na Discovery Island que ficam também a grande Árvore da Vida, símbolo do parque; a atração It’s Tough to be a Bug, o filme 3D temático do filme Vida de Inseto; e o próprio Mickey Mouse, acompanhado da Minnie, que recebem diariamente diariamente diversos visitantes para fotos.
Ao chegar na Discovery Island, você deverá escolher a rota para Pandora, a área temática do filme Avatar. O Tiffins fica bem próximo à nova área, não tem como errar!
AMBIENTE
Antes de tudo, um pequeno contexto: você já ouviu o termo imagineers?
Os imagineers são os profissionais da Disney responsáveis pela criação dos parques, atrações, shows, figurinos da Disney. A palavra imagineer vem da junção de duas outras palavras: imagination (imaginação) + engineer (engenheiro). O imagineer mais famoso da nossa geração é o Joe Rohde. Joe Rohde foi o responsável por conceber o Animal Kingdom desde o início, sendo chefe de design da grande maioria dos projetos desse parque (inclusive de Pandora, o mundo de Avatar). Ele também foi o executivo chefe do projeto da Nova Fantasyland e de diversos outros projetos da Disney pelo mundo todo.
O Tiffins é praticamente um museu do trabalho de Joe Rohde e dos imagineers da sua equipe. Esse restaurante reúne diversas fotos, croquis, objetos e esculturas coletadas e/ou inspiradas nas viagens que ele fez pelos países da Ásia, da África, da América Central e da América Latina durante a concepção do Animal Kingdom. Tudo exposto aqui é original, e a riqueza de detalhes é de cair o queixo!
Todo o restaurante traz um ar de museu. Por isso, você não come em salões, e sim em galerias. O Tiffins possui 3 galerias temáticas:
- Trek Gallery – focada nas aventuras na Ásia;
- Safari Gallery – focada nas aventuras na África;
- Grand Gallery – focada nos animais no geral;
Também faz parte do Tiffins o Nomad Lounge. O Nomad Lounge é um bar, que serve coquetéis e entradas. Aliás, sabe quem sempre aparece por lá para tomar alguma coisa quando visita o Animal Kingdom? Joe Rohde! São bem comuns os relatos de pessoas que passaram pelo Nomad Lounge e viram nosso imagineer por lá.
CARDÁPIO
É altamente recomendado que você faça reserva para o Tiffins caso queira almoçar ou jantar lá durante a sua viagem. Eles aceitam entrada sem reserva, mas nem sempre está disponível. Na dúvida, se você tem certeza de que quer comer por lá, garanta o seu lugar o quanto antes!
O cardápio do Tiffins traz sabores exóticos e internacionais, e os traços dos temperos são os mais diversos. Você vai encontrar opções asiáticas, africanas e latinas com toques bastantes originais! A começar pelas bebidas: o Tiffins não tem coca-cola no menu. Todas as bebidas não-alcoólicas são elaboradas a base de chás e sucos de frutas. Tem duas bebidas com Sprite, tudo bem, mas Sprite é um dos ingredientes, e é isso! Eu tomei um chá gelado delicioso por lá, e recomendo que você vá de coração aberto para provar o que eles tem por lá. As opções alcoólicas são incríveis também, e a carta de vinhos foi elaborada com bastante cuidado.
Apesar de termos as mesmas entradas desde a inauguração, o menu de pratos principais do Tiffins muda bastante, então você pode talvez não encontrar alguns desses pratos na sua viagem. Muitos deles são sazonais, especialmente os peixes, e você só encontra em determinadas épocas. Abaixo, algumas fotos dos pratos encontrados na minha última viagem, só pra você ter uma idéia dos tipos de pratos servidos aqui:
DICA IMPORTANTE: se você não tiver certeza do que está pedindo, coloque no google imagens “Tiffins + nome do prato” na hora de pedir. Por que eu to falando isso? Porque eu quase, quaaaase, pedi esse prato aqui embaixo. Aí eu vi a foto, assustei, e mudei de idéia! hahahahahah Mas foi bom ter procurado antes, porque eu não ia conseguir comer com esse peixão olhando pra mim:
Seguem algumas sobremesas do Tiffins:
O Tiffins, por outro lado, tem 2 problemas. O primeiro, é o tempero. Sendo muito honesta: eu amei cada coisinha que eu coloquei na boca nesse restaurante, mas sei que nem todos gostam de pimentas e especiarias mais exóticas. Se você tem alguém no seu grupo que só vive de hamburger e macarrão, essa pessoa vai ter muita dificuldade para comer aqui. Por ser um restaurante sofisticado e de categoria signature, o chef até faz acomodações e adaptações no prato, mas não dá pra ele tirar da cartola uma batata frita com nuggets, né?
E aí entra o problema número 2: mesmo o menu infantil não agrada aos mais complicados pra comer. Não sei o seu filho, mas eu não comeria nada do menu infantil do Tiffins quando era criança. Por isso, recomendo muito que você analise o menu antes de fazer a sua reserva e veja se é uma boa opção para o seu grupo.
Você pode conferir o menu do Tiffins completo em português e com preços atualizados clicando aqui.
Balanço Final
O Tiffins é um restaurante com preço elevado, mas que vale cada centavo da experiência. É uma explosão de informações, sabores e sensações que tornam ele, na minha opinião, o melhor restaurante do Animal Kingdom, e um dos melhores do Complexo Disney. Com certeza absoluta recomendo para todos que estão dispostos a gastar um pouco mais em uma refeição, e também para aqueles que já são fãs da Disney e gostam de aprender e vivenciar um pouco mais sobre a sua história e os detalhes da sua concepção. Se eu voltaria? É só me chamar que eu vou!